menu

Concluída capacitação dos novos servidores do TCE/SC

sex, 03/02/2017 - 12:50
treinamento de auditores

Com a apresentação de relatórios de auditoria, os 22 novos servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina finalizaram, no dia 31 de janeiro, o treinamento que receberam após tomarem posse como auditores fiscais de controle externo (AFCE), em dezembro de 2016. A capacitação começou com conteúdo teórico a respeito dos processos de auditorias e sistemas corporativos do TCE/SC. Na sequência, dividido em sete equipes, o grupo escolheu os objetos que poderiam ser alvo de inspeção e, no início de janeiro, após a apresentação do planejamento, foram a campo levantar as informações e elaborar a Matriz de Responsabilização e o Relatório de Auditoria. “Considero bastante proveitosa esta experiência. Principalmente as inspeções em campo. É algo essencial para qualquer servidor que ocupa esta função”, analisou o coordenador do concurso, auditor substituto de conselheiro, Cleber Muniz Gavi.

Os temas abordados foram: contratação de consultorias, Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), fornecimento de refeições em hospitais, remuneração de agentes públicos e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Cada equipe foi coordenada por um auditor fiscal de controle externo experiente das diretorias da área técnica. “O que nos surpreende é o quanto uma auditoria em campo amplia o leque de informações que tínhamos sobre o tema”, destacou a nova servidora do TCE/SC Maira Luz Galdino, integrante do grupo que atuou na análise sobre o Prodec.

   “Foi um processo de aprendizagem muito positivo, tanto pela agregação de conhecimento quanto pelo entusiasmo gerado nos participantes”, disse o diretor-geral de Controle Externo, Carlos Tramontin, ao avaliar a capacitação dos novos auditores fiscais de controle externo. “Independentemente de qual área eles atuarão, todos terão conhecimento de como funciona uma auditoria”, concluiu.

Sob a coordenação do Instituto de Contas (Icon), o treinamento dos novos servidores teve atividades teóricas (48 horas) e práticas (128 horas), com o objetivo de motivá-los e capacitá-los para a realização da atividade de controle da administração pública. 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques