menu

Conselheiros do TCE/SC participam de evento da Olacefs

qui, 03/11/2016 - 15:05
evento da Olacefs

O vice-presidente e o supervisor da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e Wilson Rogério Wan-Dall, respectivamente, integraram a comitiva brasileira que participou da XXVI Assembleia Geral Ordinária da Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), nos dias 17 a 21 de outubro, na República Dominicana (Saiba mais 1 e 2).

A abertura do evento, no dia 17, contou com a presença do presidente da República Dominicana, Danilo Medina; da presidente da Câmara de Contas da República Dominicana, Licelott Marte de Barrios; do Coordenador Residente de Sistemas das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na República Dominicana, advogado Lorenzo Jiménez de Luis; e do presidente da Olacefs, Juan Manuel Portal, auditor superior da Federação do México.

A programação contemplou reunião com representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e das Cortes de Contas e o presidente da Olacefs, Juan Manuel Portal (Saiba mais 2). A intenção do encontro bilateral foi estreitar relações e reiterar o desejo de ampliar a participação brasileira nas atividades e comitês da entidade (Saiba mais 3). Na oportunidade, o presidente da Olacefs informou que o tema está em análise no âmbito da organização e, no próximo ano, haverá novos encaminhamentos nesse sentido. De acordo com o conselheiro Adircélio, o assunto já foi objeto de oficina de trabalho em Bogotá, na Colômbia, em fevereiro deste ano, que reuniu entidades de diversos países, dentre elas o TCE/SC.

A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) — com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos para o período entre 2016 e 2030 — foi um dos temas debatidos, no dia 18 de outubro. Segundo os organizadores, os ODS estabelecem compromissos em áreas consideradas prioritárias para o conjunto dos países do mundo, independentemente do nível de desenvolvimento social e econômico. Ao todo, estão previstas 169 metas, que buscam erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir propriedade para toda humanidade. “Os órgãos de controle podem desempenhar um papel importante e efetivo em relação à implementação dessa agenda e, consequentemente, dos ODS propostos”, afirmou Ferreira Jr.

Uma das mesas da sessão plenária técnica do dia 18 tratou do papel dos órgãos de controle na efetividade dos ODS. Participaram das discussões os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e Wilson Wan-Dall. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, que apresentou o Programa QATC da Atricon, o MMD-TC, além de citar experiências exitosas de Tribunais de Contas do Brasil nas questões de transparência, combate à corrupção e avaliação da qualidade do gasto, por meio do controle operacional.

Para o conselheiro supervisor da Ouvidoria do TCE/SC, o evento foi importante para o intercâmbio de experiências e conhecimento, o que leva ao aprimoramento da atividade de controle e permite reduzir as assimetrias na atuação.

 

O papel dos TCs

A prevenção de risco de fraude em estados financeiros e a administração dos riscos fiscais foram abordadas em mesas de debates, no terceiro dia (19/10) do evento, durante a sessão plenária técnica. O vice-presidente do TCE/SC coordenou a mesa que tratou do papel dos Tribunais de Contas, suas deficiências e as necessidades de aprimoramento dos mecanismos de detecção de fraude e corrupção no setor público.

Quais são os procedimentos mais eficazes aplicados pela sua Entidade de Fiscalização Superior (EFS) para prevenir, mitigar e controlar o risco de fraude nas instituições auditadas? Que elementos da governança e sistema de controle interno têm sido mais eficazes para prevenir e detectar o risco de fraude por parte do entes públicos fiscalizados?  Quais são as principais consequências observadas em seu país quando materializado o risco de fraude nos estados financeiros? Estes foram alguns dos questionamentos levantados durante o debate com a auditora-coordenadora Eleonora Pais de Almeida e conselheiros.

 

Crédito das fotos: Divulgação.

Saiba mais 1: Olacefs

Criada em 1990, a entidade surgiu como resposta às demandas de maior institucionalização da cooperação entre as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS).

Incentiva a pesquisa científica especializada e desenvolve atividades de estudo, capacitação, especialização, assessoria e assistência técnica, informação e coordenação, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das EFS membros.

É um dos grupos regionais da International Organization of Supreme Audit Institutions (Intosai), autônomo, independente, apolítico e de caráter permanente.

Fonte: www.atricon.org.br

 

Saiba mais 2: Comitiva brasileira

TC

Representante

TCU

Ministro Aroldo Cedraz (presidente)

TCE/AL

Conselheiro Fernando Toledo

Conselheiro Otávio Lessa

TCE/AM

Conselheiro Ari Moutinho

Conselheiro Erico Desterro

TCE/BA

Conselheiro Inaldo da Paixão

Conselheiro Marcus Presidio

TCE/MG

Conselheiro Gilberto Diniz

Conselheiro Licurgo Mourão

Conselheiro Wanderley Avilla

TCE/MT

Conselheiro Antonio Joaquim

TCE/PE

Conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal (presidente da Atricon)

TCE/RO

Conselheiro Benedito Alves

Conselheiro José Euler

TCE/RR

Conselheiro Henrique Machado

TCE/RS

Conselheiro Irandir Pietroski

TCE/SC

Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (vice-presidente)

Conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall (supervisor da Ouvidoria)

 

 

 

Saiba mais 3: Programação

17 de outubro de 2016

Horário

Atividade

9:30-18:00

Cadastro de Participantes e entrega de crachá

8:30-13:00

LXIV Reunião do Conselho Diretivo da Olacefs

13:00-14:30

Almoço

14:30-17:45

LXIV Reunião do Conselho Diretivo da Olacefs

 

 

 

 

 

 

19:30-20:30

Cerimônia de Inauguração XXVI Assembleia Geral Ordinária – Olacefs

·        Apresentação

·        Palavras de boas-vindas

Dra. Licelott Marte de Barrios, Presidenta da Câmara de Contas da República Dominicana. 

·        Mensagem

Adv. Lorenzo Jiménez de Luis, Coordenador Residente de Sistemas das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na República Dominicana.

·        Mensagem e Inauguração da Assembleia Geral

CPC Juan M. Portal, Auditor Superior da Federação do México e Presidente da Olacefs.

 

18 de outubro de 2016

Horário

Atividade

 

9:00-9:10

Abertura dos Trabalhos – Lic. Dorothy Aurora Pérez Gutiérrez, Controladora Geral da República do Chile, Representante da Secretaria Executiva da Olacefs.

 

 

9:10-9:40

Apresentação do tema técnico 1: As EFS e suas contribuições para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

·        Apresenta: Min. Aroldo Cedraz de Oliveira, Presidente do Tribunal de Contas da União do Brasil, Coordenador do Tema Técnico 1.

 

 

 

 

9:40-11:10

Painel de Peritos sobre metas de desenvolvimento sustentável (ODS)

·        Me. Gijs de Vries, Catedrático Emérito em London School of Economics and Political Science (LSE)

·        Dr. Jorge Marcelo Palermo, Consultor Internacional, Colaborador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

·        Sr. Rafael JARDIM Cavalcante, Auditor, Secretário de Operações Especiais em Infraestrutura, Tribunal de Contas da União do Brasil.

 

11:10-11:30

Intervalo

11:30-13:00

Mesas de debates sobre EFS e suas contribuições para alcançar ODS

13:00-14:30

Almoço

 

14:30-15:30

Programas regionais de criação de capacidades IDI- Olacefs

Sra. Maria Lúcia Lima, Gerente de Desenvolvimento de Capacidade, Iniciativa para o Desenvolvimento da Intosai (IDI)

 

 

15:30-16:15

Papel das EFS na Identificação de Áreas de Vulnerabilidade no Setor Público.

·        Me. Benjamin Fuentes Castro, Secretário Técnico do Auditor Superior da Federação do México.

·        Lic. Marta Acosta Zúñiga, Controladora Geral da República de Costa Rica

 

 

 

 

 

 

16:15-17:30

Resultado das Auditorias Coordenadas

·        Sr. Víctor Hart, Secretário de Relações Internacionais, Tribunal de Contas da União do Brasil, Presidência do Grupo de Trabalho de Auditoria de Obras Públicas (GTOP)

·        Sr. Eduardo Monteiro de Rezende, Secretário Geral da Presidência, Tribunal de Contas da União do Brasil, Presidência do Comité de Criação de Capacidades (CCC) – AC Indicadores de Educação

·        Adv. Roy Rodgers Canás, Controlador Geral Interino da República do Paraguai, Presidente da Comissão Técnica do Meio Ambiente (Comtema) – AC Passivos Ambientais

·        Sra. Maria Lúcia Lima, Gerente de Desenvolvimento de Capacidades, Iniciativa para o Desenvolvimento da Intosai (IDI) – AC Luta contra a Pobreza (Programa 3i)

17:30-18:00

Intervalo

 

18:00-18:30

Apresentação das conclusões do tema técnico 1

 

Relatora: Dra. Licelott Marte de Barrios, Presidenta da Câmara de Contas da República Dominicana

 

19 de outubro de 2016

Horário

Atividade

9:00-9:10

Abertura dos trabalhos – CPC Juan M. Portal, Auditor Superior da Federação do México e Presidente da Olacefs.

9:10-9:40

Apresentação do tema técnico 2 "Prevenção de risco de fraude em estados financeiros e administração dos riscos fiscais"

 

Apresenta: CPC Juan M. Portal, Auditor Superior da Federação do México e Presidente da Olacefs e Coordenador do Tema Técnico 2.

9:40-11:10

Painel de Peritos sobre prevenção de risco de fraude em estados financeiros e administração dos riscos fiscais.

·        Sra. Xiomara A. Morel, Especialista Líder em Gestão Financeira, Governança – Região América Latina e do Caribe, Banco Mundial.

·        Lic. Ricardo Miranda Burgos, Direto Geral da Análise e Investigação Econômica, Auditoria Superior da Federação, México.

·        Me. Guillermo H. Casal, CIA & CFE, Consultor Internacional em Gestão de Riscos e Prevenção e Detecção de Fraude.

11:10-11:40

Intervalo

11:40-13:10

Mesas de debates sobre prevenção do risco de fraude nos Estados Financeiros e Administração do Risco Fiscal

13:10-14:30

Almoço

14:30-15:00

Plano Estratégico da Intosai 2017-2022 e perspectiva em Afrosai

 

Relevâncias da fiscalização superior para fortalecer a boa governança

·        Dr. Julio Bacio Terracino, Chefe Adjunto da Divisão de Integridade do Setor Público, Diretor Geral de Governança e Desenvolvimento Territorial, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

·        Lic. Luis Fernando Velásquez Leal, Director Executivo, Corporación Acción Ciudadana Colombia (AC Colombia).

·        Conselheira Enriqueta Chicano Jávega, Tribunal de Contas da Espanha.

 

Intervalo

 

Apresentação de conclusões do tema técnico 2

 

Declaração de Punta Cana

 

20 de outubro de 2016

Horário

Atividade

 

Aprovação de relatórios e conclusões sobre temas técnicos

 

Sessão Administrativa da XXVI Assembleia Geral Ordinária, Primeira Jornada

 

Intervalo

 

Sessão Administrativa da XXVI Assembleia Geral Ordinária, Segunda Jornada

 

Sessão Administrativa da XXVI Assembleia Geral Ordinária, Terceira Jornada

 

Cerimônia de entrega de reconhecimento

 

Encerramento da XXVI Assembleia Geral da Olacefs

·        Dra. Licelott Marte de Barrios, Presidenta da Câmara de Contas da República Dominicana. 

·        CPC Juan M. Portal, Auditor Superior da Federação do México e Presidente da Olacefs

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques