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Experiências do TCE/SC com o Atendimento Virtual e com a criação de metodologias voltadas para a área da Educação são compartilhadas no 2º LabTCs, em Cuiabá

qui, 22/06/2023 - 19:10
FotoFoto dos representantes do TCE/SC no evento em Cuiabá. Em frente a um fundo de folhas verdes, com uma placa com o logo do LabTCs e uma luminária de lâmpada, estão, em pé, da esquerda para a direita, Marcelo Brognoli, Gissele Nunes, José Nei Ascari, Daniel Antunes e Silvio Sallum.

Integrantes do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) compartilharam, nesta quinta-feira (22/6), durante a programação do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (2º LabTCs), em Cuiabá (MT), iniciativas da Instituição voltadas para o aperfeiçoamento da gestão pública catarinense e da relação com os cidadãos e com os interessados em matérias em tramitação na Instituição. Foram apresentados o Atendimento Virtual, serviço que promove a interação da Instituição com jurisdicionados, principalmente; a metodologia para verificar a compatibilização das metas dos Planos de Educação com os orçamentos anuais do Estado e dos 295 municípios catarinenses; e a sistemática de repasse do ICMS Educação.  

Iniciado nesta quarta-feira (21/6), o 2º LabTCs está sendo acompanhado pelo vice-presidente do TCE/SC, José Nei Ascari. “Este evento constitui-se numa grande oportunidade de aprendizado a todos os participantes. São dezenas de boas práticas selecionadas e apresentadas neste Laboratório. Nosso Tribunal, ao disseminar três boas iniciativas, também contribui, de maneira significativa, para a ampliação do conhecimento voltado ao fortalecimento de nossas competências, sempre com foco no aprimoramento da gestão pública”, enfatiza o conselheiro. 

As boas práticas foram identificadas na edição de 2022 do Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Ao todo, foram catalogadas 92 experiências, sendo que 70 serão disseminadas no 2º LabTCs, até esta sexta-feira (23/6), mas todas serão divulgadas por meio de diversas ações nacionais de comunicação pela entidade representativa dos TCs. Foto da reunião do CNPTC. Diversas pessoas estão sentadas em volta de mesas, entre elas, o conselheiro José Nei Ascari, que está no lado esquerdo da foto, em primeiro plano.

Além de acompanhar as apresentações de experiências, o conselheiro José Nei Ascari participou da abertura do evento e das palestras realizadas no primeiro dia e de outras ações previstas na programação, entre elas o I Ciclo de Debates do MMD-TC e a reunião do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), que ocorreram ontem (21/6) e hoje (22/6), respectivamente.  

 

Atendimento Virtual 

As potencialidades do Atendimento Virtual foram apresentadas pelo diretor-geral de Controle Externo (DGCE), Marcelo Brognoli da Costa, e pelo servidor Daniel Antunes dos Santos, que atua na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Lançado em novembro de 2021, o serviço é voltado ao atendimento, por videochamada, de jurisdicionados, fiscalizados, advogados e demais cidadãos que buscam orientações e informações sobre processos e procedimentos do TCE/SC. 

É realizado por meio de duas modalidades. O Agendamento Virtual possibilita esclarecer dúvidas sobre processos em tramitação, envio de documentos e informações; serviços prestados; e sistemas desenvolvidos pelo órgão de controle externo. Quando o usuário externo não conseguir identificar a área que tem relação com a demanda, pode acessar o Balcão Virtual. Esse canal, no entanto, não é destinado à apresentação de manifestações em geral — para tanto, deverão ser utilizadas as ferramentas oferecidas pela Ouvidoria do Tribunal.  

Foto da apresentação. Ao fundo e em pé, o diretor-geral de Controle Externo, Marcelo Brognoli, à esquerda, e o servidor Daniel Antunes, à direita.  À frente, diversas pessoas sentadas.Durante a apresentação, os integrantes do TCE/SC falaram dos objetivos da implementação do serviço, da metodologia adotada e das tecnologias empregadas, da equipe envolvida, dos resultados esperados e dos efetivamente alcançados e das lições aprendidas. “A ferramenta facilita a comunicação dos técnicos do Tribunal com a sociedade e com interessados em conhecer matérias, assuntos e processos que tramitam no TCE/SC”, destacou o diretor Marcelo. 

Ambos os procedimentos são totalmente eletrônicos e são realizados na plataforma Teams, não sendo necessária a instalação do programa no equipamento do solicitante. A única diferença é que um precisa de agendamento e o outro ocorre em tempo real, obedecendo à ordem de chegada no ambiente virtual. "Esse serviço mudou a nossa relação com o público, aumentou a eficiência e humanização dos atendimentos, tornando o Tribunal mais acessível e atento às necessidades do cidadão, e possibilitou melhor organização dos atendimentos realizados”, enfatizou o servidor Daniel. 

Ao disseminarem as informações sobre a experiência do TCE/SC com a iniciativa, eles fizeram uma espécie de recomendação aos tribunais de contas (TCs) que pretendem implementar o serviço. “É crucial garantir competências técnicas na equipe, integração de ferramentas, treinamento de servidores, planejamento detalhado dos serviços, comunicação clara com o público e monitoramento contínuo do desempenho”, ressaltaram. 

 

Orçamento e metas dos PMEs 

A coordenadora de Contas de Governo Estadual, Gissele Souza de Franceschi Nunes, da Diretoria de Contas de Governo (DGO), compartilhou a prática desenvolvida pela Corte catarinense para verificar a compatibilização das metas dos Planos de Educação com os orçamentos anuais do Executivos estadual e municipais. “Fizemos um trabalho em conjunto com todos os atores envolvidos, com o objetivo de prestar auxílio, principalmente, aos municípios catarinenses para terem orçamento para o cumprimento das metas de Educação”, destacou. Foto da auditora fiscal de controle externo Gissele Nunes, em pé, no lado direito, e em frente ao telão. No lado esquerda, há uma melhor sentada.  

Ela explicou que, a partir de 2009, a DGO passou a solicitar aos municípios que encaminhassem, nas prestações de contas de prefeitos, informações sobre o vínculo do orçamento com cada meta presente no Plano Municipal de Educação (PME). Acrescentou que, para ter um padrão, foi definido, em conjunto com as associações municipais, o nível de classificação orçamentária mais adequado para realizar a compatibilização. “Dessa forma, nos relatórios técnicos sobre as contas dos prefeitos, conseguimos analisar o percentual de recurso aplicado para cada meta”, enfatizou.  

Segundo a coordenadora Gissele, em razão dessa prática, a diretoria e o gabinete do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca prestaram auxílio ao Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação, para a definição de diretrizes sobre a compatibilidade das peças orçamentárias — Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) — com os planos de educação. 

Tais diretrizes, que também abordam questões referentes a audiências públicas, transparência, controle social, execução orçamentária e financeira e prestação de contas das ações relativas ao planejamento, foram aprovadas por representantes do IRB, da Atricon, do CNPTC e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) na Nota Recomendatória 3/2023 assinada na abertura do evento, nesta quarta-feira (22/6).  

 

ICMS Educação  

A metodologia para cálculo de distribuição de recursos do ICMS Educação aos municípios, desenvolvida pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) a partir de indicadores educacionais, foi demonstrada pelo auditor fiscal de controle externo Silvio Bhering Sallum. “Essa metodologia define o repasse para os municípios, conforme os seus resultados de melhoria de aprendizagem, considerando o nível socioeconômico dos educandos”, esclareceu. “Com isso, a ideia do TCE/SC é estimular e induzir a adoção de boas práticas de gestão no sistema público de ensino”, pontuou.

Foto do auditor fiscal de controle externo Silvio Sallum. Ele está em pé, no lado esquerdo da foto, ao lado do telão com trecho da apresentação.Baseada em critérios definidos por grupo de trabalho formado por representantes de órgãos de controle, do Legislativo e do Executivo estadual, do Conselho Estadual de Educação, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a iniciativa contempla a criação do Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) e o uso de indicadores municipais de acesso à educação infantil e ao ensino em tempo integral. 

Foi desenvolvida em cumprimento ao disposto na Emenda Constitucional (EC) 108/2020, que trata da distribuição da cota-parte municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para definir a qualidade educacional, a metodologia considera as características da gestão escolar, dos profissionais da educação, da infraestrutura das escolas, do acesso às escolas e outras variáveis de contexto socioeconômico. Segundo o método, a parcela da cota municipal do ICMS Educação de Santa Catarina é separada em duas óticas: das escolas, calculada respeitando as variáveis que chegam ao nível das instituições de ensino (o IQESC); e dos municípios, que considera variáveis mensuradas somente a nível local.   

De acordo com a Lei 18.489/2022, que regulamentou o modelo no Estado, pelo menos 10% dos recursos do ICMS destinados aos municípios devem ser distribuídos por esses critérios num primeiro momento — o percentual terá crescimento sistemático a partir de 2024 até chegar a 15% em 2028. O valor a ser distribuído será apurado por uma comissão coordenada pelo Governo do Estado, com base em dados extraídos do Painel do Índice ICMS Educação de Santa Catarina, gerido pelo TCE/SC. “A estimativa é que, somente em 2023, o repasse chegue próximo a R$ 1 bilhão”, antecipou. 

Em sua exposição, ele informou que os gestores municipais têm utilizado o serviço Atendimento Virtual para esclarecerem dúvidas com os técnicos da DAE quanto à metodologia do ICMS Educação.  

 

Crédito das fotos: Douglas Santos (ACOM-TCE/SC). 

 

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