menu

Congresso no TCE/SC debate os rumos e desafios da comunicação nos Tribunais de Contas

Submitted by admin on qua, 15/02/2023 - 13:42

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: Representantes de órgãos de controle de todo o país e profissionais de comunicação estão participando em Florianópolis do 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), que está debatendo a importância da comunicação pública para a disseminação das ações do Sistema Tribunais de Contas para a sociedade.

O evento está sendo realizado na sede do TCE/SC, é uma promoção da Corte de Contas Catarinense, em conjunto com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a Atricon, a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios, Abracom, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, CNPTC, e Instituto Rui Barbosa, o IRB. O congresso tem apoio da Acaert, Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão.

A palestra magna de abertura nesta terça-feira, dia 14, foi da repórter especial da TV Globo, a jornalista Sônia Bridi, que destacou a informação como ativo público. A mediação foi do presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola e do corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. Sônia Bridi, ressaltou a importância da transparência em todos os níveis do setor público.  

Sonora Sonia Bridi
Transparência das contas públicas é um dos principais fatores de promoção da democracia. A democracia acontece quando todo mundo sabe o que está sendo feito na administração pública. Todo mundo pode opinar, pode, a partir de dados, disseminar opiniões, disseminar críticas, apoio, entender se aquilo está sendo eficiente, se está sendo eficaz. A democracia participativa, parece até um pleonasmo, falar em democracia participativa, porque a democracia ela pressupõe a participação, mas quando se abrem essas contas, quando você abre o acesso, ela fica realmente participativa, e cada setor da sociedade que tem interesse nesse ou naquele assunto pode ver como o dinheiro da educação, ou da saúde, ou de obras públicas, ou das estradas, como é que isso está sendo usado, se isso está sendo bem empregado, se a qualidade do serviço está sendo boa, se a entrega está sendo feita, então, eu acho que é uma grande promoção da democracia.

Locutor: Logo após, o diretor de comunicação do Tribunal de Contas, jornalista Rafael Martini, abordou o diagnóstico da comunicação do Sistema Tribunais de Contas. A palestra foi mediada pelo conselheiro presidente do CNPTC e da Abracom, conselheiro Joaquim de Castro, com a participação de Kelly de Castro, do TCE do Ceará, e Massud Badra do Ministério Público de Rondônia. Rafael Martini defendeu a estruturação dos setores de comunicação no setor público para atender as demandas do avanço digital.

Sonora Rafael Martini
Por óbvio, essa revolução digital da tecnologia ela trouxe um outro cenário para a comunicação. E, eu defendo que a gente passe a trabalhar em rede e fortalecendo os nossos canais. O que é que significa, isso? Sai de cena a estrutura meramente de uma assessoria de imprensa como existia tradicionalmente nos tribunais, e que cumpriu o seu papel naquele momento, e entra a agência de comunicação. Se nós somarmos, por exemplo, as redes sociais de todos os 27 tribunais de Estado do Brasil, nós temos aí mais de 609 mil inscritos. Ano passado isso atingiu 20 milhões de pessoas. Nós estamos falando em 10% da população brasileira. Quer dizer, nós precisamos trabalhar a rede social, o vídeo, o podcast que envolve o profissional de rádio, envolve profissional de televisão, envolve editor, envolve o redator. Porque, fazer comunicação exige profissionais qualificados. Temos que nos adaptar. Hoje nós plantamos uma sementinha histórica. Só o fato de reunirmos conselheiros e profissionais da comunicação no mesmo ambiente, gente dos 27 estados, é preciso que se tenha a compreensão da importância que isso vai ter para nós que somos profissionais da área de comunicação.

Locutor: A experiência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação, foi o tema da palestra da secretária de comunicação do TSE, Giselly Siqueira. A especialista em design thinking e inovação, Guta Orofino, falou sobre a força da imagem na construção da identidade institucional. 

Em seguida, o jornalista Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), falou das políticas de informação e comunicação digital. As oportunidades de atuação do setor público no metaverso, foram abordadas pela especialista em mídias digitais, Tânia Vicente. 

O presidente da Acaert, Fábio Bigolin e o empresário de comunicação Marcello Petrelli, encerraram a série de palestras do primeiro dia do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), abordando a publicidade e as experiências de atuação conjunta de Poderes e instituições.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, afirmou que o investimento em comunicação é uma forma de aproximar cada vez mais os tribunais de contas da sociedade.

Sonora Herneus De Nadal
Nós precisamos abrir as portas para que a população saiba quais os serviços que o Tribunal de Contas pode dar, abrir à sociedade. A sociedade nos procura na medida que nós mostramos quais são os acessos que se pode ter e também a medida das respostas que nós damos para as demandas, desde lá do município, através dos conselhos municipais, através da própria imprensa. Então, é dessa forma que nós queremos abrir as portas do Tribunal para oferecer os nossos serviços, que muitas vezes são desconhecidos. Mas, que eles podem, com certeza, melhorar a aplicação do dinheiro público.

Locutor: Para o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, a simplificação da linguagem nos órgãos públicos é o principal mecanismo para que as pessoas estejam mais próximas das decisões dos tribunais.

Sonora Edilberto Lima
Acho fundamental esse congresso, como os tribunais de contas, como as instituições de controle precisam se comunicar com a sociedade, precisam se conectar com a sociedade, precisam ter uma linguagem fácil, como elas fazem essa comunicação, seja uma comunicação inclusiva, seja uma comunicação que todos entendam, mas ao mesmo tempo que mantenha a respeitabilidade da instituição. Se comunicar, acho que é a melhor palavra que resume isso tudo.

Locutor: O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, entende que o congresso de comunicação provoca reflexões sobre a relação dos tribunais com a sociedade. 

Sonora Cezar Miola
Há muitos desafios. A realização deste evento procura problematizar alguns temas no âmbito dos tribunais e do sistema como um todo, trazendo à tona também a importância de utilizarmos os recursos da modernidade. O evento pretende ser esse espaço de diálogo, de apresentação de experiências e também nos provocar reflexões, porque às vezes o nosso foco é muito direcionado, é um tanto quanto formal e as pessoas só vão se sentir em condições, por exemplo, de defender a atuação do órgão de controle se elas souberem o que esse órgão faz.

Locutor: O presidente da Abracom e do CNPTC, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, enalteceu a iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em realizar o congresso de comunicação.

Sonora Joaquim Alves de Castro Neto
Olha, esse evento é importantíssimo na medida em que os tribunais de contas precisam e necessitam cada vez mais expor as suas ações. Mostrar para a sociedade aquilo que é produzido com qualidade internamente dentro dos tribunais de contas. Então, a Atricon, através do presidente Miola, o Tribunal de Contas de Santa Catarina, através do ex-presidente Adircélio e do atual presidente Herneus, estão de parabéns por dar oportunidade para que os tribunais possam, nesses dias aqui, discutir a melhor maneira de se comunicar. Fazer com que a sociedade possa cada vez mais compreender e entender a missão dos tribunais de contas.

Locutor: 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), encerra nesta quarta-feira com mais quatro palestras e o lançamento das diretrizes de comunicação para o Sistema de Contas. 
 

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 08’06”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC