A direção da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está, desde o dia 1º de outubro, sob a responsabilidade da auditora fiscal de controle externo Walkiria Machado Rodrigues Maciel. “À servidora Walkiria, muito experiente e qualificadíssima, desejo, em nome da Presidência, votos de muito sucesso nesta árdua, mas tenho certeza, frutífera empreitada”, destacou o vice-presidente do Tribunal, conselheiro José Nei Ascari, que presidiu a sessão do Pleno desta quarta-feira (2/10).
A Ouvidoria é a estrutura responsável pelo recebimento e pelo processamento de todas as comunicações, que resultam em contribuições, sugestões e a autuação de processos que são importantes no cumprimento da tarefa do TCE/SC.
O ouvidor da TCE/SC, conselheiro Wilson Wan-Dall, ao registrar a mudança de comando do órgão, parabenizou a nova diretora e salientou sua excepcional capacidade técnica, seu espírito inovador, sua liderança equilibrada e seu compromisso com a excelência. O conselheiro ainda apontou que a escolha de Walkiria, após conversa criteriosa com o presidente da Corte, conselheiro Herneus De Nadal, foi natural e unânime. “Ela já demonstrou, ao longo de sua trajetória nesta Casa, uma dedicação incansável a cada projeto, sempre buscando melhorias e avanços que agora, sob sua direção, certamente elevarão ainda mais a atuação da Ouvidoria”, reforçou Wan-Dall. O conselheiro ouvidor concluiu que confia plenamente que Walkiria não apenas corresponderá às expectativas, como superará os desafios com a competência que sempre demonstrou.
“Já está sendo uma oportunidade ímpar para estreitar os laços da Ouvidoria com o nosso público interno, bem como contribuir na construção de um diálogo cada vez mais aberto e contínuo com as pessoas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas pelo Tribunal”, disse a nova diretora da Ouvidoria.
Diretor da Ouvidoria nos últimos oito anos, Paulo César Salum se aposenta do Tribunal de Contas após mais de 38 anos de dedicação. Atuou nas extintas Diretoria de Controle dos Munícipios (DMU) e de Controle da Administração Estadual (DCE), na Diretoria de Atos de Pessoal (DAP) e na Diretoria de Contas de Governo (DGO).
“Foi uma jornada importantíssima. O Tribunal foi a segunda casa para mim. Sempre me abriu as portas, me deu muitas oportunidades, e eu sempre tentei ao máximo me dedicar”, frisou Salum, ao mencionar que a Instituição dá muita oportunidade ao servidor que quiser trilhar positivamente o seu trabalho. “Entendi que seria o momento de aproveitar a vida, já nos meus 60 anos. Está na hora de aproveitar e deixar as portas abertas para as próximas pessoas que vierem atuar nesse mesmo trabalho”, reforçou Salum.
“Ao Salum, a Presidência estende os cumprimentos. Deixa, indiscutivelmente, um legado importante. Sempre demonstrou muito comprometimento nesta Casa, um servidor extremamente valoroso, reconhecido por todos e que, evidentemente, muito contribuiu para o fortalecimento deste Tribunal no cumprimento das suas atribuições. Desejo a você que aproveite bem essa nova fase que se abre”, registrou o vice-presidente, José Nei Ascari.
O conselheiro Wan-Dall reconheceu e destacou a trajetória de Salum na Instituição e à frente da Ouvidoria. “Sob a liderança comprometida de Salum, a Ouvidoria atingiu marcos significativos, consolidando-se como um pilar de eficiência e transparência. Sua contribuição será sempre lembrada, e seu legado será a base para os futuros desafios que enfrentaremos”, disse o ouvidor.
Entre as ações de Salum no comando da unidade destacadas por Wan-Dall, estão a implantação de um plano de ação focado na eliminação das pendências das diretorias técnicas e o apoio incondicional na capacitação das ouvidorias municipais. O conselheiro ressaltou ainda que a atuação do servidor colaborou para a promoção de uma gestão ágil, eficiente e transparente. “O apoio irrestrito às atividades da Ouvidoria e o diálogo sempre aberto com as entidades parceiras, como a Rede de Controle da Gestão Pública e o Ministério Público de Contas, foram elementos essenciais para as conquistas alcançadas”, apontou. “Paulo Salum deixa um legado de excelência ao concluir sua jornada, tendo sido incansável ao longo dos anos. A aposentadoria de Paulo Salum marca o fim de um ciclo brilhante, mas seu legado e os frutos do seu trabalho continuarão a inspirar todos nós”, concluiu o conselheiro.
O procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE/SC, Diogo Roberto Ringenberg, parabenizou a nova diretora da unidade e destacou a sua competência e sua história dentro do Tribunal. O procurador também manifestou a importância de Salum frente à Ouvidoria e como colega. “Foi meu primeiro chefe [quando Diogo trabalhou na Corte de Contas] e aprendi muito com ele. Seja feliz nestes novos passos", disse Ringenberg, ao cumprimentar o servidor aposentado.
Crédito das fotos: Maurício Vieira (Acom-TCE/SC)
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies