menu

Plano Estratégico 2017-2022 do TCE/SC deve observar diretrizes do IRB e da Atricon e avanços do MMD

qua, 26/10/2016 - 15:05
banner aniversário do TCE/SC

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) já deflagrou um novo ciclo de planejamento estratégico na Instituição. O Plano Estratégico 2017-2022 deverá ser desenvolvido em cinco fases, conforme previsto no Termo de Referência que respaldou o processo licitatório e a respectiva contratação da empresa G4F Soluções Corporativas, com sede em Brasília, para a elaboração do documento.

Segundo o termo, o trabalho terá como base o ciclo anterior — 2013-2016 — e irá utilizar, em especial, a metodologia e os instrumentos do BSC (Balanced Scorecard). Deverão ser contemplados o gerenciamento de projetos, o monitoramento da execução e a avaliação dos resultados, por meio de metas e indicadores.

Entre as metas previstas, está a incorporação das oportunidades de melhoria decorrentes da aplicação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas — Programa de Qualidade e Agilidade dos TCs. O processo de planejamento deverá considerar, ainda, os planos estratégicos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), entidades que representam e congregam as Cortes de Contas do País (Saiba mais 1).

Na primeira fase, de preparação, está prevista a construção do Plano de Ação, que detalhará as atividades, métodos e técnicas, além dos produtos, unidades envolvidas e cronograma físico para orientar a elaboração do novo Plano Estratégico. “O plano está em fase de elaboração pela empresa de consultoria e deverá ser entregue e validado pelo TCE/SC, no dia 31 de outubro”,  adiantou a coordenadora da Comissão de Coordenação do Planejamento Estratégico do Tribunal para o período de 2017-2022, Adriana Luz, auditora fiscal de controle externo, lotada na Diretoria de Planejamento (DPE).

Nessa etapa inicial, programada para os meses de outubro e novembro, além da capacitação do corpo gerencial para o uso do BSC, que ocorrerá no dia 4 de novembro, deverá ser produzido o Plano de Comunicação. O documento — parte integrante do Plano de Ação — vai traçar as estratégias de divulgação e comunicação de todas as fases do projeto. O objetivo é promover a adesão do corpo funcional e diretivo do TCE/SC e de todos que, de alguma forma, venham a ser impactados pela implantação do Plano Estratégico da Instituição para os próximos seis anos.

 

As outras fases

A fase seguinte, voltada à revisão do contexto estratégico, prevista para os meses de novembro e dezembro, terá duas ações. A avaliação do processo de planejamento do TCE/SC buscará levantar dados e informações sobre a execução e os resultados do Plano Estratégico 2013-2016, com a meta de proporcionar uma reflexão crítica do processo. Serão entrevistados, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, o presidente Luiz Roberto Herbst, dois auditores substitutos de conselheiro, indicados pela Presidência, os diretores gerais e os titulares das Diretorias de Informática (DIN), Gestão de Pessoas (DGP) e Planejamento e Projetos Especiais (DPE). A outra atividade dessa etapa, será a análise de SWOT — Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças) —, durante a oficina marcada para o dia 23 de novembro,  a ser conduzida por Ezequiel Rosa, da G4F. (Saiba Mais 2).

A identidade institucional e o plano estratégico são os produtos previstos para a fase III, dedicada ao planejamento estratégico. Eles deverão ser desenvolvidos em oficinas de trabalho e disponibilizados pela empresa contratada — na forma de relatórios e/ou documentos —, para sua divulgação. O primeiro produto tratará da missão, visão de futuro e os valores institucionais e ainda contemplará a matriz ou modelo de negócio do Tribunal, da Ouvidoria e da Corregedoria-Geral da Instituição. A elaboração do plano, com o uso da metodologia BSC, deverá considerar os objetivos; o mapa estratégico, com relações de causa e efeito dos objetivos; os indicadores, acompanhados da descrição, fórmulas de medição e apuração, direção, periodicidade e responsabilidade; metas e iniciativas estratégicas.

 É nessa terceira etapa, que será ampliada a possibilidade de envolvimento de todos os servidores na proposição de iniciativas estratégicas, segundo informa  a coordenadora Adriana Luz. A metodologia a ser utilizada deverá privilegiar a participação dos segmentos representativos do TCE/SC, seguindo o princípio da discussão e do consenso entre todos os participantes.

A penúltima fase, focada na gestão e comunicação, vai propor o arranjo organizacional necessário à implantação do plano estratégico, além das expectativas de aprimoramento da execução, monitoramento, avaliação e comunicação das estratégias adotadas. Os planos de gestão, com suporte na plataforma Channel, e de comunicação, que deverá estabelecer os conteúdos, públicos, mídias e instrumentos a serem utilizados em todas as etapas do planejamento, e os seminários de sensibilização e comunicação são as ações que integram essa etapa.

A implantação, acompanhamento e avaliação são os objetivos da quinta e última fase do processo. Nela, será feito o desdobramento do plano estratégico para 2017, com a escolha dos objetivos e iniciativas do primeiro ciclo anual do novo planejamento. Está prevista a constituição de um portifólio de projetos, registrando seus objetivos, justificativas, stakeholders, patrocinadores, responsáveis, equipes, prazos, custos e escopos preliminares. Ainda, nessa etapa, deverão ser realizadas duas reuniões de avaliação da estratégia (RAEs), previstas para 2017, para reforçar e fixar o plano de gestão estabelecido na fase anterior, com base nos relatórios e informações disponibilizados na plataforma Channel e nos materiais produzidos pelo monitoramento dos projetos priorizados. 

 

Saiba Mais 1: As metas e alcance do Planejamento Estratégico 2017-2022

1.      Avaliar o processo de planejamento do TCE/SC, contemplando o Plano Estratégico 2013-2016, a forma de execução (projetos) e a sistemática de monitoramento.

2.      Incorporar as oportunidades de melhoria decorrentes da aplicação do MMD (Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas – Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas).

3.      Realizar de forma participativa.

4.      Elaborar matriz ou modelo de negócios para o TCE/SC, bem como para a Ouvidoria e a Corregedoria do Tribunal.

5.      Elaborar novo Plano Estratégico para o período 2017 a 2022, contemplando diagnóstico estratégico (análise SWOT); revisão do alinhamento estratégico (missão, valores e visão); estabelecimento de objetivos estratégicos (corporativos) e respectivos indicadores e metas; elaboração de mapa estratégico, apresentando os objetivos com base nas perspectivas do BSC e respectivas relações de causa e efeito; e concepção e priorização de iniciativas para a consecução dos objetivos estratégicos.

6.      Elaborar o Plano de Ação de 2017, a partir da priorização de objetivos, iniciativas, indicadores e metas.

7.      Propor e implantar de metodologia de monitoramento e avaliação.

         Fonte: Anexo II/Termo de Referência/Processo nº ADM 16/80205991.

 

  Saiba Mais 2: As fases e os prazos previstos para o Planejamento Estratégico 2017-2022

Fase I – Preparação (Plano de Ação; Plano de Comunicação; Capacitação) – 15 dias – outubro e novembro/2016.

Fase II – Revisão do contexto estratégico (avaliação do processo de planejamento do TCE/SC; análise SWOT) – 20 dias – novembro e dezembro/2016.

Fase III – Planejamento Estratégico (identidade institucional; Plano Estratégico) – 60 dias – fevereiro e março/2017.

Fase IV – Gestão e Comunicação (Plano de Gestão; Plano de Comunicação; Seminários de Sensibilização e Comunicação) – 15 dias – março/2017.

Fase V – Implantação, acompanhamento e avaliação (Plano de Ação 2017; 2 reuniões de análise da estratégia) – 30 dias – março, abril, julho e dezembro/2017.

  Fonte: Comissão de Coordenação do Planejamento Estratégico do TCE/SC para o período de 2017-2022.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques