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Projeto que tem TCE/SC como parceiro identifica e divulga boas práticas escolares

ter, 03/09/2019 - 21:14
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Uma equipe do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) percorreu no último mês escolas catarinenses dentro do Projeto Educação Que Faz a Diferença, do instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Técnicos buscam identificar boas práticas que abrangem desde a gerência escolar até a participação da comunidade. 

Uma das unidades escolhidas para o projeto é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Norberto José Floriano da Silva, em Garopaba, no Sul do Estado, onde os auditores fiscais de controle externo Gláucia da Cunha e Ricardo Cardoso da Silva coletaram informações com professores, alunos, pais dos estudantes e direção. Em visita recente, o conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, que é integrante do Comitê Técnico de Educação (CTE) do IRB, e os assistentes técnicos do CTE Renato Costa e Valéria Gruenfeld, ambos do TCE/SC, conheceram algumas das ações aplicadas na escola e que têm garantido bons resultados educacionais, como controle da qualidade da comida para alimentar diariamente 219 crianças, algumas delas vegetarianas, e a preocupação em entregar cada aluno pessoalmente ao pai ou responsável na hora da saída.

"O TCE catarinense está cada vez mais tratando ações relacionadas à educação como prioridade, seja em iniciativas nossas ou no apoio a programas de outras instituições, como é este caso. Isto foi determinante para que obtivéssemos a nota máxima na Declaração de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC), que atesta que a instituição está dentro dos parâmetros de eficiência de trabalhos desenvolvidos", disse Sicca.
 
"É importante alguém de fora dar uma olhada no trabalho que realizamos aqui, até para apontar caminhos de melhorias quando preciso", disse a diretora da escola, Greicy Pacheco Cardoso, há 3 anos no cargo e há 12 trabalhando na Norberto Silva. A escola foi uma das escolhidas para o estudo do Iede por se enquadrar em exemplo de boas práticas escolares. De acordo com o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), o colégio evoluiu da nota 4,4 em 2005 para 7,3 em 2017, acima da média das escolas catarinenses, que é de 6,5, e 1,3 ponto acima da meta para os anos iniciais no país.

O projeto Educação Que Faz a Diferença foi criado em abril deste ano para promover o aperfeiçoamento dos serviços relacionados à educação nos Tribunais de Contas do país. Tem dois objetivos definidos: reconhecer e dar visibilidade das redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque; e identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios.

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