O Instituto de Contas, através da Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa, irá fazer uma pesquisa junto aos conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina, e ao Ministério Público junto ao TCE, para avaliar os serviços oferecidos pelo setor. Segundo a chefe da Biblioteca, Valéria G. Ghanem, o objetivo do trabalho é “levantar dados, traçar um diagnóstico da situação atual e identificar as necessidades do público interno”.
A ideia da Instituição é aprimorar os produtos e os serviços existentes —controle de empréstimo, acervo, infraestrutura, atendimento pela equipe — e oferecer mais um instrumento de pesquisa ao público interno com a implantação da “Biblioteca Virtual do TCE/SC” — atendimento “on line”.
A partir de 9 de setembro (quinta-feira), as servidoras Valéria Ghanem, Márcia Carioni de Castro Perotto e Silvia Maria Berté Volpato irão a todas as salas do TCE para entregar a “Ficha de Avaliação – Caracterização Usuários Biblioteca”, falar da importância da participação de todos para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Setor e sanar dúvidas a respeito da enquete. Após o recebimento da ficha de avaliação, os interessados em responder a pesquisa terão 24 horas para preenchê-la, no papel, e entregá-la na Biblioteca. “O ideal seria a participação de todos”, ressaltou a chefe da Unidade. Após a entrega das fichas, será feita a tabulação dos dados.
A “Biblioteca Virtual” é um dos projetos previstos no Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas de Santa Catarina para 2010, na perspectiva “resultados” e no objetivo ”contribuir para o aprimoramento da gestão pública”. A meta do TCE, com sua implantação, é utilizar os recursos da internet para possibilitar que o usuário amplie as condições de busca à informação de maneira globalizada e, assim alcançar seus objetivos de oferecer serviços e informações com mais qualidade, eficiência e eficácia. A implementação de Bibliotecas Virtuais pelos tribunais de contas do Brasil é uma indicação do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).
Segundo a gestora do projeto, coordenador de Capacitação do Icon, Joseane Aparecida Corrêa, a nova ferramenta de busca, além de “contribuir para o aprimoramento do conhecimento relacionado ao trabalho desenvolvido pela comunidade do TCE, vai facilitar o alargamento da informação recolhida e promover a educação contínua”.
“Biblioteca Digital”
Vale lembrar que, entre os serviços já oferecidos pela “Nereu Corrêa” está a possibilidade dos servidores consultarem a “Biblioteca Digital” — são 15 diferentes periódicos da Editora Fórum — da área do direito e da administração pública que podem ser acessadas pelos técnicos do TCE. Na Intranet, no botão “Biblioteca Digital”, do menu à esquerda, os servidores podem ler obras como a “Revista Brasileira de Direito Público", “Revista Brasileira de Direito Municipal” e “Revista de Direito Administrativo e Constitucional”. O público interno também pode acessar a biblioteca na área de trabalho de seus computadores, clicando no ícone “Biblioteca Digital”, já instalado pela Diretoria de Informática nas máquinas. Se o servidor não localizar o ícone, deverá entrar em contato com Alexandre, da DIN, pelo ramal 3813, para que o problema seja solucionado.
Um dos principais benefícios que o aplicativo oferece é a pesquisa por assunto, o que contribui, por exemplo, para a localização de doutrina/jurisprudência pelos técnicos do TCE. A pesquisa em meio eletrônico agiliza a transcrição do texto para os relatórios e pareceres, por estarem em meio digital. Além disso, as publicações estão divididas em tópicos (sumário, doutrina, legislação, etc.), o que também facilita a pesquisa do usuário.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies