menu

Ouça o TCE Notícias de 10 de junho

ter, 10/06/2014 - 14:00

Leia a íntegra do texto do áudio.

(TCE Notícias)

 

(Escalada)

- Tribunal entrega parecer prévio das contas do Governo do Estado à Assembleia Legislativa

 

- Alunos da Rede Pública de Educação participam da terceira edição do projeto “TCE na Escola”

 

-Nesta edição do TCE Notícias, em um minuto.

 

(break)

As sessões do Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina podem ser acompanhadas pelo cidadão de várias formas. No portal do TCE/SC, é possível assistir, ao vivo, as sessões que são realizadas às segundas e quartas-feiras, às duas horas da tarde. Pela TV Assembleia Legislativa é outra alternativa. A TVAL transmite ao vivo as sessões de segunda e transmite na quinta-feira, as sessões de quarta. No portal www.tce.sc.gov.br está disponibilizada a pauta de cada sessão no menu horizontal.

 

(abertura)

 

(apresentador)

Olá, esse é o TCE Notícias que destaca as atividades do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

(Aconteceu1)

 

(apresentador)

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Salomão Ribas Junior, assinou dois importantes termos de cooperação técnica e institucional. No dia 26 de maio, o Tribunal consolidou parceria com a Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista. O acordo possibilitará o intercâmbio de conhecimento e experiência, além de promoções conjuntas de eventos. O jornalista Ademir Arnon destacou a oportunidade de capacitação da categoria.

 

(presidente ACI)

Tem como objetivo prestar cooperação técnica-científica, de pessoal e cultural. E vale lembrar que a Associação Catarinense de Imprensa tem outras parcerias com outras instituições, como o Judiciário, o Ministério Público. Exatamente para que nós possamos, juntos, requalificar e qualificar melhor os profissionais de comunicação. Na realidade, nós vamos ter uma oportunidade, com a expertise, com a excelência que o pessoal do Tribunal de Contas tem.

 

(apresentador)

Pelo convênio, o TCE/SC colocará à disposição infraestrutrura necessária para a realização de cursos, palestras e seminários. Como informa o conselheiro Salomão Ribas Junior.

 

(conselheiro)
Vamos ter sempre a cooperação da Casa do Jornalista nos eventos que vamos realizar. Uma cooperação mais direta. Porque, indiretamente sempre houve essa cooperação. Agora, nós procuramos é sistematizar isso. Também vamos colocar à disposição da Casa (do Jornalista) nossas instalações e equipamentos, especialmente o auditório. Também o nosso Instituto de Contas com suas salas de aula estarão à disposição nos termos deste convênio, para que a Casa possa realizar, aqui, eventos de capacitação e treinamento.

 

(apresentador)

No dia 28, foi a vez da Academia Catarinense de Letras. Um dos objetivos da parceria é dar apoio técnico e de pessoal na área de manifestações histórico-culturais e de comunicação social para a difusão e preservação dos valores culturais dos catarinenses. O presidente da Academia, o acadêmico Péricles Prade, comentou.

 

(presidente academia)

Sempre entendi que uma instituição como a nossa deve atingir a comunidade. Abertura para a comunidade. Nós, acadêmicos, devemos sair da “torre de marfim”. Da redoma. Para que sempre tenhamos, por alvo maior, a cidadania, propriamente dita. Uma das formas ou fórmulas para atingirmos a esse objetivo é manter contatos com outras instituições. E, neste caso, a manutenção desse contato com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

 

(apresentador)

Para o presidente do TCE/SC, a cooperação é fundamental para a valorização da atuação da Academia Catarinense de Letras.

 

(presidente)

O esforço que nós estamos realizando é no sentido de fazermos uma aproximação entre uma repartição pública, que é o Tribunal de Contas, e órgãos, instituições representativas da sociedade civil. Entre essas, uma das mais representativas. Uma das mais antigas. E uma das pouquíssimas citadas na nossa Constituição, como merecedoras de amparo e apoio do poder público, é a Academia Catarinense de Letras. A Academia tem por funções básicas defender a língua portuguesa, a língua nacional do nosso país. Defender e preservar os valores culturais brasileiros e de Santa Catarina. E difundir a nossa criação literária.

 

(Aconteceu2)

 

(apresentador)

No dia 3 de junho, o presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, entregou o parecer prévio das contas do Governo do Estado de 2013 ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli. Os documentos servirão de subsídio para o julgamento político-administrativo das contas anuais pela Assembleia Legislativa , que decidirá, por maioria simples, acatar ou não o parecer prévio do TCE/SC aprovado na sessão extraordinária de 29 de maio. Ao fazer o julgamento técnico-administrativo da matéria, o Tribunal aprovou as Contas/2013 do Governo do Estado, com 18 ressalvas e 15 recomendações.

 

(destaque1)

 

(apresentador)

Alunos do 1º ano do ensino médio da rede pública estadual são o público-alvo da terceira edição do projeto “TCE na Escola”, uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é aproximar os estudantes das escolas públicas catarinenses da missão do TCE/SC de fiscalizar as contas públicas do Estado e dos 295 municípios catarinenses. Em 2014 o tema escolhido para o Concurso de Redação é “Corrupção – e eu com isso?”.

 

(repórter)

Os alunos interessados em participar têm até o dia 7 de julho para elaborar as redações em sala de aula, apoiados em atividades que poderão ser orientadas por um professor de qualquer disciplina. O projeto tem, em todo o Estado, um público potencial de 112.210 estudantes, matriculados em 3.729 turmas de 710 escolas públicas, de acordo com os dados da Secretaria da Educação.

 

(apresentador)

Cada escola escolherá uma redação que a representará na etapa regional do concurso. As redações classificadas em cada regional irão para a etapa estadual, cujo julgamento será realizado conjuntamente por representantes do TCE/SC e da SED. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 21 de agosto.

 

(repórter)

Os três classificados em 1º, 2º e 3º lugares na etapa estadual serão premiados com tablets, assim como seus professores orientadores, que terão um papel imprescindível para a divulgação do concurso de redação e para a realização das atividades em sala de aula. As escolas dos vencedores receberão kits de livros de literatura, um projetor multimídia e um computador.

 

(apresentador)
Os primeiros colocados na etapa estadual ainda serão contemplados com uma viagem a Florianópolis, junto com o professor orientador, diretor da escola e responsável. De 26 a 28 de agosto, eles farão um passeio cultural e participarão da solenidade de premiação, no dia 27 de agosto, na sede do Tribunal de Contas. O aluno classificado em 1º lugar virá à Capital acompanhado, também, dos colegas de classe. Os primeiros colocados na etapa regional e seus professores serão agraciados com menção honrosa. Todo o material está disponível no espaço do projeto TCE na Escola no Portal do Tribunal (www.tce.sc.gov.br).

 

(Agenda TCE)

 

(Agenda 1)

 

(apresentador)

Nesta terça-feira, dia 10 de junho, às seis horas da tarde, o Tribunal de Contas de Santa Catarina inaugura o Espaço Cultural Willy Zumblick. Na ocasião, será entregue a “Medalha de Mérito do Tribunal de Contas” ao ex-governador do Estado Antonio Carlos Konder Reis e aos conselheiros aposentados da Corte catarinense Moacir Bertoli, Luiz Suzin Marini, Otávio Gilson dos Santos e José Carlos Pacheco pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento das Instituições de controle público. A Medalha é a comenda máxima do TCE/SC.

 

(repórter)

A obra do artista que dá nome ao espaço cultural também estará presente com a exposição “Willy Iluminado”. A exposição é itinerante e comemora o centenário de nascimento do artista. São reproduções fotográficas de 32 obras com temas variados e emblemáticos de Zumblick, catarinense de Tubarão. Na sua obra, temas como o cotidiano, o folclore, as tradições, a cultura e a religião.

 

(apresentador)

No evento ocorrerá ainda o lançamento do livro “Políticas Públicas: o controle dos tribunais de contas”, da auditora-substituta de conselheiro do TCE/SC Sabrina Nunes Iocken. A obra — editada pela Conceito Editorial, de Florianópolis — é resultado de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina.

 

(encerramento)

(apresentador)
Este jornal eletrônico é uma realização da SL Comunicações, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC.

Produção e reportagens: Marco Aurélio Gomes

Edição e apresentação: Silvio Loddi

Queremos saber a sua opinião. Envie sugestões para radio@tce.sc.gov.br. Até a próxima edição.

Tempo: 09’30’’

 

 

 

 

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques