menu

TCE/SC presta homenagem a ex-governador, conselheiros aposentados e inaugura Espaço Cultural Willy Zumblick

qui, 12/06/2014 - 13:30

 

Leia a íntegra do texto do áudio.

(TCE Informa)

(apresentador)

O TCE/SC concedeu na noite desta quarta-feira (10/6) a Medalha de Mérito Tribunal de Contas, a comenda máxima da Corte de Contas catarinense. Foram homenageadoso ex-governador do Estado, Antônio Carlos Konder Reis e os conselheiros aposentados do TCE/SC Moacir Bertoli, Luiz Suzin Marini, Otávio Gilson dos Santos e José Carlos Pacheco. O evento, realizado no auditório do Tribunal, na capital, reuniu autoridades, familiares dos homenageados e servidores ativos e inativos. Antes do início da solenidade, o presidente, conselheiro Salomão Ribas Junior, falou sobre a honraria.

(presidente)

Historicamente, nós temos concedido a poucas pessoas essa distinção. E já há alguns anos, nós havíamos tomado a decisão de concedermos sempre aos que presidiram a Casa. Pelos trabalhos que desenvolveram em favor do controle público. E à algumas personalidades pelo que fizeram em favor dos tribunais de contas e do controle público. Então, nós vamos fazer uma homenagem aos conselheiros presidentes que já se aposentaram e que ainda não receberam. Outros, já receberam. E temos outros que ainda estão em atividade que receberão a mesma distinção no final do ano.

(apresentador)

Para o conselheiro aposentado Luiz Suzin Marini, que presidiu o tribunal no período de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2005, a homenagem serviu para rever amigos.

(ex-presidente /Suzin)

Ficamos muito honrados. E aproveitamos a oportunidade para encontrar os colegas, os colegas de trabalho. A família do tribunal de contas. Quando comecei aqui no tribunal em 95, estávamos em sete aqui dentro, agora está o último, o presidente Salomão Ribas Junior que vai se aposentar agora também neste fim de mês. Então, foi feita uma renovação completa. Todos nós colaboramos um pouquinho, né.

(apresentador)

Outro homenageado, o conselheiro aposentado José Carlos Pacheco, enfatizou que a comenda reconhece o trabalho dos ex-presidentes. Pacheco presidiu o tribunal de31 de janeiro de 2007 a 17 de março de 2010.

(ex-presidente/ Pacheco)

Cumprimento o conselheiro Salomão Ribas Junior que está homenageando as pessoas que passaram por este tribunal, caíram na (aposentadoria) compulsória e continuam ainda prestigiando com sua presença em todos atos aqui. Entre eles, sou um que tem muito amor. Porque nesta Casa eu fiquei por 40 anos e tem alguns projetos que nesta minha gestão eu tive a oportunidade de dar uma melhor acomodação, como esse prédio que nós temos hoje.

(apresentador)

Já o conselheiro Gilson dos Santos, presidente do TCE/SC entre19 de setembro de 2005 e 31 de janeiro de 2007 ficou sensibilizado com a Medalha.

(ex-presidente/ Gilson)

Sem dúvida nenhuma, é uma grande alegria, uma grande satisfação. Porque você não fez mais nada que a sua obrigação. Assumir os compromissos inerentes à função. Mas ser homenageado, sem dúvida nenhuma, sensibiliza muito a gente. E eu estive aqui no Tribunal de Contas durante 10 anos, depois de 20 anos na Assembleia Legislativa. E graças a Deus, eu procurei cumprir o meu dever e a minha obrigação, fazendo com que a coisa pública fosse respeitada acima de tudo.

(presidente)

O conselheiro Salomão Ribas Junior destacou ainda a outorga da comenda ao ex-governador Antônio Carlos Konder Reis.

(presidente)

Pelo trabalho que realizou em favor dos tribunais de contas, na constituinte de 1967, como relator-geral, e na Constituinte de 1988, como relator-adjunto, e fora o apoio que sempre deu em todas as funções públicas que exerceu.

(apresentador)

Em função de seu estado de saúde, o ex-governador Konder Reis não pode comparecer ao evento. Ele foi representado pelo professor Mário César Moraes, que foi secretário da Educação e da Casa Civil na gestão do homenageado.

(professor Mário)

Realmente, tive a oportunidade de fazer uma remissão mental, evidentemente, sobre todos esses períodos de 70 anos de vida pública de Antônio Carlos Konder Reis. E ser homenageado pelo Tribunal de Contas, onde nós temos pessoas amigas e conhecidas ao longo desse tempo todo. Pessoalmente, como itajaiense, conterrâneo do governador, é uma satisfação de ver a plêiade de homens públicos de Itajaí, de Santa Catarina evidentemente também, ser homenageado e lembrado por essa Corte.

(apresentador)

Na oportunidade, o Tribunal de Contas inaugurou o Espaço Cultural Willy Zumblick, com a exposição “Willy Iluminado”. A mostra faz parte das comemorações do centenário de nascimento do artista. São reproduções fotográficas de 32 obras com temas variados —cotidiano, folclore, tradições, cultura e religião — e emblemáticos de Zumblick, catarinense de Tubarão.

(presidente)

Foi uma ideia lançada assim quase que espontaneamente no momento em que nós fazíamos junto com o Conselho Estadual de Educação uma homenagem pela passagem do centenário do nascimento de Willy Zumblick e que recebeu um apoio muito grande da comunidade catarinense. Nós ficamos muito felizes com isso, porque estamos tendo a oportunidade de homenagear um dos maiores artistas plásticos brasileiros. Para alegria nossa, catarinense de Tubarão. E, sobretudo, neste evento contando com a apresentação de parte do acervo montado com outra tecnologia pela Assembleia Legislativa, trazendo alguns dos quadros do Willy para serem apresentados com essa tecnologia da fotografia e iluminação.

(apresentador)

Durante a solenidade, a auditora-substituta de conselheiro do TCE/SC Sabrina Nunes Iocken lançou o livro “Políticas Públicas: o controle dos tribunais de contas”. Resultado de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, a obra traz ao leitor a discussão do papel interveniente dos tribunais de contas em políticas públicas.

(TCE Informou)

Tempo: 06’13’’

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques