menu

TCU e Tribunais de Contas entregarão diagnóstico dos gargalos do país aos eleitos

seg, 08/09/2014 - 15:41

Leia a íntegra do texto do áudio.

 

(TCE Informa)

 

(apresentador)

O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com os tribunais de contas do país, prepara um diagnóstico dos principais problemas do Brasil em cinco áreas: educação, saúde, infraestrutura, previdência e segurança pública. O trabalho está sendo realizado por meio das chamadas auditorias coordenadas. O objetivo é apresentar, no dia 17 de novembro, em Brasília, um retrato do país aos governadores e presidente da República eleitos.

 

O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, relatou o andamento do diagnóstico durante reunião com os presidentes e representantes dos tribunais de contas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, dos munícipios de Goiás e da Bahia e do Tribunal de Contas do Distrito Federal. O evento foi promovido na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis, na última sexta-feira, dia 5. O ministro falou para a Rádio TCE/SC sobre a iniciativa que é inédita.

 

(ministro)

Fazer uma grande auditoria com todos os tribunais de contas dos estados para que a gente possa formatar quais são as prioridades de quem está começando a governar. Nunca foi feito isso pelo controle. É uma auditoria para mostrar a realidade do Brasil. O parlamentar, o governador eleito, ficam resolvendo a crise da semana, do mês e não resolvem os problemas estruturais do Brasil. O Brasil não pode mais ficar com a história do jeitinho como forma de governar. Temos que partir para o planejamento a médio, a longo prazo para pensar a Nação. Um projeto de Nação, um projeto de Estado. E eu espero que depois das eleições nós possamos contribuir, o controle, neste sentido.

 

(apresentador)

O presidente do TCE/SC, conselheiro Julio Garcia, anfitrião da reunião, destacou o esforço dos tribunais de contas na busca por uma ação integrada.

 

(presidente)

Na verdade, o TCU promove esse encontro no sentido de integrar as ações dos tribunais de contas em nível estadual e também os tribunais de contas dos municípios. Para que nós, tendo uma ação integrada, padronizada tanto quanto possível, possamos desenvolver melhor as nossas atribuições e as nossas tarefas em todas as áreas de fiscalização e atuação dos tribunais de contas pelo país afora. Nós buscamos através dessa integração também tornar mais homogênea a nossa ação, enquanto fiscalizadores. E disso, pretende-se lá na frente, como último ponto, objetivo final, termos indicativos de referência que possam servir de base para uma boa governança.

 

(apresentador)

Um dos gargalos apontados pelo Tribunal de Contas da União está na educação, cujo diagnóstico revela falta de professores principalmente no ensino médio. Como destaca o ministro Augusto Nardes.

 

 

(ministro)

Na educação, fizemos uma grande auditoria esse ano, mostramos que temos 61 mil professores que estão fora da sala de aula. Falta de 32 mil professores em relação ao ensino médio. E 46 mil professores não estão preparados para ensinar as matérias. Esse é o grande gargalo, de que não formamos mais que 50% dos nossos estudantes do ensino médio.

 

(apresentador)

O presidente do TCU informou também que na área da saúde, a proposta é identificar as carências no setor não só na esfera federal, como também na estadual e municipal.

 

(ministro)

Nós fizemos uma auditoria nos hospitais, em 116 hospitais federais. Constatamos que 81% dos hospitais federais em nosso Brasil não têm gente técnica, nem enfermeiros e nem médicos para atender os cidadãos que procuram os hospitais federais. 77% dos nossos hospitais federais não têm equipamento para fazer exames e nem medicamentos para oferecer aos cidadãos. Portanto, existe um grande gargalo em relação aos hospitais federais. No final desse ano, nós vamos mostrar um retrato, avaliando também os estados e os municípios. Então, vai ser um grande diagnóstico do país, especialmente em relação à saúde básica, que é o que mais impacta a população mais humilde do Brasil. Então, o Tribunal de Contas da União, junto com os TCEs, mudou de paradigma. Passamos a ver o Brasil como um todo.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 04’09’’

 

  

Áudio
20140908-01_0.mp3 (3.81 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques