menu

Ouça o TCE Notícias de 2 de outubro

qui, 02/10/2014 - 16:30
(TCE Notícias)
 
(Escalada)
 
- Inicia o primeiro curso de especialização na área de controle da Escola de Governo do Tribunal de Contas.
 
- TCE na Escola premia alunos vencedores no concurso de redação sobre corrupção.
 
-Nesta edição do TCE Notícias, em um minuto.
 
(break)
O Tribunal de Contas de Santa Catarina oferece um canal direto para qualquer cidadão falar com a instituição. Por meio da Ouvidoria,é possível fazer reclamações, críticas, dar sugestões e solicitar informações. A comunicação pode ser feita pelo e-mail ouvidoria@tce.sc.gov.br. Se a pessoa preferir, pode enviar uma carta para o TCE/SC ou, então, ir pessoalmente na Ouvidoria. O endereço é rua Bulcão Viana, número 90, centro, Florianópolis, CEP 88.020-160. Há ainda a possibilidade de envio via fax, para o número (48) 3221-3869. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, da uma da tarde às sete da noite. Não há obrigatoriedade de identificação, mas é ela que assegura a resposta ao manifestante.
 
(abertura)
 
(apresentador)
Olá, esse é o TCE Notícias que destaca as atividades do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
 
(Aconteceu1)
 
(apresentador)
Já começaram as atividades do 1º Curso de Especialização em Controle Público do Instituto de Pós-Graduação (Icon-Pós), instituição educacional mantida pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Alunos que atuam em vários órgãos federais, estaduais e municipais assistiram aula inaugural no dia 18 de setembro do Prof. Dr. Mário Cesar Barreto Moraes.
 
(repórter)
O 1º Curso de Especialização em Controle Público pretende formar especialistas em controle da gestão pública, capazes de identificar e analisar situações que denotam o descumprimento dos princípios da legalidade, da economicidade e da legitimidade no uso de recursos públicos.É a primeira pós-graduação oferecida, gratuitamente, pelo TCE/SC. Para o ministrante da aula magna, Prof. Dr. Mário Cesar Barreto Moraes, o Tribunal de Contas de Santa Catarina atendeu a uma demanda do mercado.
 
(professor)
Havia, até então, uma brecha, que levava a um certo desconhecimento a respeito do tema, controle externo. A respeito da auditoria pública. E até a discussão das ações políticas inerentes ao controle e auditoria. Nesse contexto, o tribunal acaba tendo uma função social renovada, de informar a sociedade e daqueles que direta ou indiretamente dependem dele. No caso, com relação ao controle externo e auditoria pública.
 
(apresentador)
Com 378h/aula, as atividades do Curso de Especialização em Controle Público serão realizadas de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e, das 13h30 às 17h, na sede do TCE/SC, em Florianópolis. As aulas têm encerramento previsto para o dia 22 de maio de 2015.
 
(repórter)
A primeira disciplina do curso foi proferida pelo auditor-substituto de conselheiro do TCE/SC Gerson dos Santos Sicca sobre “Introdução ao tema Controle Público”. A disciplina teve a coordenação da diretora do Instituto de Contas, Joseane Aparecida Corrêa, e contou ainda com as exposições dos servidores Osvaldo Faria de Oliveira, João Luiz Gattringer e Valéria Gouvêa Ghanem.
 
(Aconteceu2)
 
(apresentador)
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) entregou no dia 24 de setembro, os prêmios do III Concurso de Redação do Projeto TCE na Escola. Este ano, o tema foi “Corrupção – e eu com isso?”. Participaram alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Rede Pública estadual. A primeira colocada foi Alana Raissa dos Santos, aluna da Escola de Educação Básica Isidoro Silva, de Anita Garibaldi.
 
(repórter)
Para o professor orientador da aluna vencedora, Carlos Eduardo Canani, o tema da redação do Projeto TCE na Escola é atual e o trabalho foi uma oportunidade para fazer uma reflexão sobre o assunto.
 
(professor)
A fase em que eles estão passando agora reflete muito do que o país tem vivenciando também. Uma fase de desânimo em relação a toda política nacional. Então, isso ficou bem latente nas produções deles. Esse olhar de receio em relação ao futuro do país. De não saber para onde o nosso país caminhará nos próximos anos. Inclusive, o título da redação da Alana aborda um pouco esse olhar que é uma frase interrogativa em que ela pergunta: Mudaremos essa sociedade corrupta?
 
(apresentador)
Em segundo lugar ficou o aluno Mateus Ezequiel da Silva, da Escola de Educação Básica Dois Irmãos, de Presidente Castello Branco. E em terceiro, Tamires Fernandes, estudante da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, do município de Atalanta. 
 
(repórter)
Os três alunos vencedores e seus professores orientadores receberam tablets, e, suas escolas receberam kits de livros de literatura, um projetor multimídia e um computador. Os vencedores participaram de atividades culturais, com visita a museus e projetos ambientais, em Florianópolis. A aluna classificada em primeiro lugar veio acompanhada, também, dos colegas de classe. O presidente do TCE/SC, conselheiro Julio Garcia, falou da iniciativa do tribunal.
 
(conselheiro)
Sem dúvida nenhuma, não teremos uma nação sem corrupção, uma nação preparada para seu futuro, se não tivermos educação. A educação é a base de tudo. E essa inciativa do Tribunal de Contas do Estado vai exatamente ao encontro do estímulo, através da educação e da participação da sociedade, no melhor emprego dos recursos públicos para que nós possamos investir mais naquilo que é necessário, de modo especial, na educação.
 
(destaque1)
 
(apresentador)
O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Julio Garcia, designou o conselheiro Luiz Eduardo Cherem para supervisionar as atividades do Instituto de Contas (Icon). Como primeiro ato da sua supervisão, Cherem participou da aula magna que marcou o início do 1º Curso de Especialização em Controle Público do Instituto de Pós-Graduação (Icon-Pós). 
 
(repórter)
O Instituto de Contas tem como objetivo de oferecer de forma planejada a política de capacitação dos servidores do TCE/SC, por meio de eventos internos, externos e de pós-graduação.Entre as suas principais atribuições estão o planejamento, a realização e a coordenação de cursos de formação profissional, treinamento, atualização e pós-graduação, em especial, para os servidores do Tribunal, além de realização de estudos, seminários e palestras, com o objetivo de disseminar e criar novas técnicas para o controle da gestão pública.
 
(Agenda TCE 1)
 
(apresentador)
No dia 17 de novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com os tribunais de contas do país, entregará aos governadores e presidente da República eleitos um diagnóstico dos principais problemas do Brasil em cinco áreas: educação, saúde, infraestrutura, previdência e segurança pública. O trabalho está sendo realizado por meio das chamadas auditorias coordenadas. 
 
(repórter)
O TCU promoveu várias reuniões regionais para abordar o assunto. Em Santa Catarina, o evento foi realizado no começo de setembro, na sede do TCE/SC, em Florianópolis. O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, falou sobre o diagnóstico. 
 
(ministro)
Fazer uma grande auditoria com todos os tribunais de contas dos estados para que a gente possa formatar quais são as prioridades de quem está começando a governar. Nunca foi feito isso pelo controle. É uma auditoria para mostrar a realidade do Brasil. O parlamentar, o governador eleito, ficam resolvendo a crise da semana, do mês e não resolvem os problemas estruturais do Brasil. O Brasil não pode mais ficar com a história do jeitinho como forma de governar. Temos que partir para o planejamento a médio, a longo prazo para pensar a Nação. Um projeto de Nação, um projeto de Estado. E eu espero que depois das eleições nós possamos contribuir, o controle, neste sentido.
 
(apresentador)
O presidente do TCE/SC, conselheiro Julio Garcia, anfitrião da reunião, destacou o esforço dos tribunais de contas na busca por uma ação integrada.
 
(presidente)
Na verdade, o TCU promove esse encontro no sentido de integrar as ações dos tribunais de contas em nível estadual e também os tribunais de contas dos municípios. Para que nós, tendo uma ação integrada, padronizada tanto quanto possível, possamos desenvolver melhor as nossas atribuições e as nossas tarefas em todas as áreas de fiscalização e atuação dos tribunais de contas pelo país afora. Nós buscamos através dessa integração também tornar mais homogênea a nossa ação, enquanto fiscalizadores. E disso, pretende-se lá na frente, como último ponto, objetivo final, termos indicativos de referência que possam servir de base para uma boa governança.
 
(Agenda TCE 2)
 
(apresentador)
O Tribunal de Contas de Santa Catarina realiza, nesta quarta-feira (1º/10), a partir das 16 horas, o encerramento do curso de especialização lato sensu “Controle Externo nas Concessões de Serviços Públicos”, da Escola Nacional de Administração (ENA). Na oportunidade, o professor Juarez Freitas, Doutor em Direito e Mestre em Filosofia, ministrará aula magna com o tema “Tribunais de Contas e direito fundamental à boa administração”.
 
(repórter)
Sob a coordenação do Instituto de Contas, o curso foi realizado pelo TCE/SC entre 2011 e 2014, e executado pela Fundação Escola de Governo (ENA). Concluíram a especialização 24 servidores da Corte de Contas, um membro do Ministério Público junto ao Tribunal e mais cinco servidores do Ministério Público de Santa Catarina.
 
(encerramento)
 
(apresentador)
Este jornal eletrônico é uma realização da SL Comunicações, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC.
Produção e reportagens: Marco Aurélio Gomes
Edição e apresentação: Silvio Loddi
Queremos saber a sua opinião. Envie sugestões para radio@tce.sc.gov.br. Até a próxima edição.
 
Tempo: 10’43’’
  
 
Áudio
20140929-01_0.mp3 (9.82 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques