menu

Novo presidente do Tribunal de Contas quer fortalecer área de fiscalização

ter, 03/02/2015 - 16:36

(TCE Informa)

(apresentador)

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira (2/2), o conselheiro Luiz Roberto Herbst tomou posse como presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Várias autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o governador do Estado, Raimundo Colombo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, e o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Torres Marques.

(repórter)

Também prestigiaram a cerimônia de posse, realizada no auditório da instituição, em Florianópolis, representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e conselheiros aposentados.

(apresentador)
Essa é a segunda vez que o conselheiro Luiz Roberto Herbst assume a presidência do TCE/SC. A primeira foi em 2011. Ele substitui o conselheiro Julio Garcia, que assumiu a função em junho de 2014, após a antecipação da aposentadoria do conselheiro Salomão Ribas Junior. O novo presidente destacou que pretende valorizar os servidores da área técnica.

(presidente)

A nossa função principal do tribunal é gestão de fiscalização e também orientação para os jurisdicionados. Por isso, nós vamos valorizar os servidores que vão para a área fim. Inverter a situação. Hoje, nós temos muitos servidores da área fim querendo ir para a área meio. Eu quero inverter essa situação. Fiscalização, trabalhar com os processos, os relatórios.

(apresentador)

Para a equipe da Rádio TCE/SC, o governador Raimundo Colombo falou da importância do trabalho do Tribunal de Contas para o aprimoramento e qualificação da gestão pública.

(governador)

O Tribunal de Contas do Estado tem um histórico de grande colaboração entre os poderes e com a sociedade. No sentido de fiscalizar, de orientar, de evoluir, na administração da aplicação dos recursos públicos. Eu tenho certeza que o novo presidente vai dar continuidade a esse trabalho. E que nós vamos continuar evoluindo cada vez mais.

(apresentador)

Já o prefeito de Chapecó e presidente da Fecam, José Claudio Caramori, acredita que o relacionamento da entidade com o TCE/SC será intensificado por conta das ações de orientação e capacitação de agentes públicos.

(prefeito)

Eu acredito que será intensificado porque, na verdade, o Tribunal de Contas, embora tenha sua função fiscalizadora e julgadora, acima de tudo tem uma função orientadora. E tem prestado um serviço muito importante à sociedade catarinense, quando age de forma preventiva, na orientação aos técnicos dos municípios e aos demais órgãos que se submetem a este tribunal.

(apresentador)

Luiz Roberto Herbst é natural de Mafra e formado em Engenharia Civil, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi deputado estadual por duas legislaturas. É conselheiro do TCE/SC desde março de 2000. Além de ter ocupado a presidência do tribunal em 2011, foi corregedor-geral de 2007 a 2010 e vice-presidente de 2012 a janeiro de 2015.

(repórter)

Herbst adiantou que administrará o tribunal somente durante o ano de 2015 e que depois renunciará a presidência, devendo assumir o cargo o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, atual supervisor do Instituto de Contas, unidade responsável pela política de educação corporativa do TCE/SC.

(repórter)

Na mesma sessão também foram empossados os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Junior, no cargo de vice-presidente, e César Filomeno Fontes, como corregedor-geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina para o biênio 2015-2016.

(TCE Informou)

Tempo: 03’34’’

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques