menu

TCE/SC cria Núcleo de Informações Estratégicas

sex, 22/05/2015 - 16:19

(TCE Informa)

 

(apresentador)

Já está operando o Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) que irá cruzar dados e fornecer informações importantes para o controle externo. A nova estrutura, vinculada à Diretoria-Geral de Controle Externo (DGCE), processará informações do banco de dados do próprio tribunal. A criação do Núcleo estava prevista no Planejamento Estratégico do TCE/SC 2013-2016. O coordenador do Núcleo, o auditor fiscal de controle externo Nilsom Zanatto, dá mais detalhes.

 

(auditor)

O Núcleo de Informações Estratégicas tem como função primordial a análise de dados capturados pelo tribunal, por meio do sistema e-Sfinge, visando tratar esses dados para identificação de possíveis inconformidades que possam ser objeto de auditoria pelo tribunal ou então de proposição de outros encaminhamentos.

 

(apresentador)

Além de obter uma análise detalhada do banco de dados do TCE/SC, o Núcleo irá cruzar informações com outros bancos de dados externos. Como explica Nilsom Zanatto.

 

(auditor)

O Núcleo objetiva também buscar outras bases de dados externas para que possam ser cruzadas com essas que o tribunal já detém, de forma a aperfeiçoar os resultados das análises e ter um melhor resultado da atuação.

 

(apresentador)

O Núcleo atenderá as demandas das diretorias técnicas que poderão requisitar levantamentos e cruzamentos de dados para subsidiar as auditorias. Este ano, o foco será em três áreas: pessoal, licitação e Organizações Não-Governamentais (ONGs). Por meio do trabalho, será possível, por exemplo, identificar acúmulo de cargos no serviço público e organizações não-governamentais de fachada, além de licitações dirigidas. Para o coordenador do Núcleo, o TCE/SC ganha em efetividade das auditorias.

 

 

(auditor)

O tribunal vai ganhar muito em agilidade e em qualidade. Eu diria que bastante em efetividade, porque as auditorias serão muito mais efetivas. Nós teremos condições de apurar previamente as possíveis irregularidades e ir a campo para confirmá-las. Eu diria que os trabalhos do Núcleo consistem em basicamente fechar portas, visando descontinuar práticas irregulares e, mediante um contínuo monitoramento, evitar que elas voltem a ocorrer.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 02’23’’

Áudio
NIE_0.mp3 (4.38 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques