menu

TCE/SC participa de levantamento nacional sobre a gestão da saúde pública

qua, 30/09/2015 - 11:27

(TCE Informa)

 

(Ouça a matéria em áudio)

 

(apresentador)

Diagnosticar a situação da governança e da gestão da saúde pública nos municípios e estados do país. Este é o objetivo do Igovsaúde, levantamento coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com os tribunais de contas estaduais. A pesquisa pretende conhecer e avaliar as práticas e controles adotados pelos gestores da área da Saúde. Com este diagnóstico, será possível aperfeiçoar as ações e os procedimentos das políticas públicas da saúde.

 

Em Santa Catarina, o TCE/SC é o responsável pela coordenação do levantamento. A ideia é produzir um questionário padrão com sugestões e contribuições dos gestores e atores do setor. Para isso, os interessados podem solicitar o questionário em elaboração pelo e-mail igovsaude@tce.sc.gov.br. O prazo para o envio das sugestões vai até o dia 7 de outubro. A auditora fiscal de controle externo do TCE/SC Caroline de Souza, uma das coordenadoras do levantamento, informa que o estudo destacará as boas práticas já desenvolvidas por unidades de saúde em todo o país.

 

(auditora)

O que se busca é ter um padrão. Esse referencial padrão de como deveria ser a governança e a gestão na área da Saúde. Com isso, temos as boas práticas que virão à tona, porque neste questionário vão ser mapeadas todas essas situações. Então, o gestor vai ter essa oportunidade de conhecer também boas práticas. E quem vai ser mais beneficiada é a sociedade, que terá um serviço de saúde com qualidade e mais eficiente.

 

(apresentador)

A previsão é que em março do ano que vem seja aplicado um questionário de autoavaliação aos gestores públicos.  Como informa a auditora Caroline de Souza.

 

(auditora)

Oportunidades de todas as esferas que trabalham com a saúde colocarem agora sua contribuição do que seria importante e o que seria bom na gestão e na governança de todos esses recursos de todas as ações na área da Saúde. E aí, sim, a partir deste momento, vai haver, então, uma autoavaliação. Secretários municipais e os Conselhos Municipais de Saúde vão se autoavaliar. É importante salientar que não é uma auditoria, não tem fins de responsabilização e, sim, de levantamento mesmo, para se conhecer essa situação, dar oportunidade de melhorias para quem está interessado em realmente fazer um trabalho eficiente na área da Saúde.

 

(apresentador)

A próxima etapa será o encaminhamento do questionário ao TCU, com os dados agregados pelos gestores catarinenses, para consolidação das contribuições dos tribunais de contas envolvidos.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 2’55”

 

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques