menu

TCE/SC amplia fiscalização nas ações de prevenção a calamidades por inundações e deslizamentos

qui, 09/03/2023 - 09:14

VINHETA TCE INFORMA 
 

(OUÇA
 
LOCUTOR: O plenário do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou a proposta do presidente da Corte, conselheiro Herneus De Nadal, de ampliar o campo de atuação da relatoria temática do Meio Ambiente, Desastres e Ocupação do Solo. 

O objetivo é avaliar as ações do Governo do Estado e das Prefeituras para evitar tragédias provocadas por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e demais intempéries climáticas, que têm causado perdas materiais e de vidas humanas. 

A medida permite a avaliação das condições das comunidades instaladas em áreas de risco em Santa Catarina, além de verificar a eficiência da atuação do poder público desde o monitoramento, ações de prevenção e aparelhamento adequado do sistema de Defesa Civil. 

O presidente do TCE/SC afirmou que a atuação da fiscalização neste momento amplia o serviço de prevenção em Santa Catarina. 

(Sonora Herneus De Nadal) 
Diante de acontecimentos que têm atingido com frequência nosso Estado provocando prejuízos de elevada monta, inclusive perdas humanas, e da recente tragédia decorrente de fortes chuvas que assolaram o litoral norte do Estado de São Paulo, entendo adequado que esse Tribunal adote medidas preventivas no sentido de apurar a situação das comunidades instaladas em áreas de risco em nosso Estado. E quais as ações que estão sendo adotadas pelo poder público com o intuito de evitar que novas tragédias ocorram. 

Locutor: A iniciativa de ampliar a atuação do Tribunal de Contas partiu do próprio relator temático dos assuntos relacionados ao meio ambiente e à ocupação do solo, conselheiro José Nei Ascari. 

O conselheiro já havia apresentado, à presidência do TCE/SC, um pedido de levantamento para verificar as providências e medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a fim de mapear as áreas com risco de desastres geológicos e hidrológicos. 

Para o presidente Herneus De Nadal, considerando que o assunto tem relação direta com o meio ambiente, a ampliação da área de atuação da relatoria temática, além da inspeção do órgão de controle, vai servir de contribuição para a gestão pública. 

(Sonora Herneus De Nadal) 
Diante da extrema relevância do tema tem-se como oportuna a sua inclusão na relatoria temática do meio ambiente e ocupação do solo, como forma também de atuação do relator na articulação com as diversas instituições que deverão ser desenvolvidas, protagonizando esse debate no Estado, e aprofundando outras questões relativas ao meio ambiente. Desta forma, entende-se que o exame da matéria, junto a relatoria temática já aprovada por esse plenário, será de grande relevância para auxiliar as ações de fiscalização do nosso Tribunal com possibilidade de maior aprofundamento na matéria e podendo contribuir com a gestão municipal e estadual nesta questão que tem cada vez mais sido demandada pela sociedade. 

Locutor: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) possui atualmente sete relatorias temáticas. Além do meio ambiente e ocupação do solo, elas atuam em temas como a previdência pública, previdência complementar, saúde, gestão da pandemia, educação e crise hídrica. As relatorias temáticas, além de dar uniformidade nas decisões do Tribunal, permitem que os assuntos ligados às matérias relacionadas sejam acompanhados por um único conselheiro-relator do início ao fim do processo. 

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’40”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques