(OUÇA)
VINHETA TCE INFORMA
LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e o Ministério Público (MPSC) divulgaram a lista das 12 escolas vencedoras do Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização de 2024.
O Prêmio Lume reconhece o trabalho desenvolvido em escolas estaduais e municipais na área de alfabetização nas seis mesorregiões catarinenses: Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul.
Na mesorregião do Oeste de Santa Catarina as vencedoras são a Escola de Educação Básica João XXIII, do município de Maravilha, e a Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, de Arroio Trinta.
As vencedoras da região norte são Escola de Educação Básica Antônio Blaskowski, de Itaiópolis, e Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, do município de Canoinhas.
Da mesorregião Serrana, Escola de Educação Básica Santa Teresinha, de Curitibanos e Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz, de São José do Cerrito.
No Vale do Itajaí, Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, de Blumenau, e a Escola Municipal Vendelim Schweitzer, do município de Luiz Alves.
Na Grande Florianópolis, Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, de Santo Amaro da Imperatriz, e Centro Educacional Municipal Interativo, de São José.
E na mesorregião Sul Catarinense, Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, de Araranguá, e Escola Municipal de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, de Criciúma.
A premiação para as 12 escolas será entregue no dia 19 de novembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
Nesta segunda edição do Prêmio Lume, a coordenação é do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A primeira edição, realizada ano passado, foi coordenada pelo TCE/SC.
Para o conselheiro substituto, Gerson dos Santos Sicca, relator temático dos processos relacionados à educação e coordenador do Projeto TCE Educação, o Prêmio Lume de 2024 é um reconhecimento a escolas que se destacaram em alfabetização, tema que deve ser considerado como da mais alta prioridade pelas redes de ensino.
Ele afirma que é essencial um grande esforço conjunto para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental, e a valorização e o compartilhamento de boas experiências contribui para o alcance desse objetivo.
O Prêmio Lume é organizado pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, composto pelo TCE/SC, pelo Ministério Público, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTC/SC) e por outras nove instituições.
SINAL SONORO
LOCUTOR: Um grupo de 37 vereadores mirins das cidades de Tunápolis, Saudades e Itapiranga, no extremo oeste do Estado, participou na terça-feira, dia 5, de mais uma edição do Programa Portas Abertas do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).
Durante a visita, os jovens conheceram a história e as atribuições da Instituição, participaram da sessão plenária e tiveram uma conversa com o presidente, conselheiro Herneus De Nadal, sobre a importância da fiscalização dos recursos públicos. O Portas Abertas faz parte do programa TCE Sociedade, criado para promover uma interação contínua entre o Tribunal e a população, com palestras e visitas voltadas a instituições de ensino, agentes públicos e outros segmentos.
A visita dos vereadores mirins aos órgãos públicos integra um programa implementado pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Para o presidente Herneus De Nadal, a iniciativa incentiva o entendimento e a atuação de jovens no poder público.
(Sonora Herneus De Nadal)
É uma participação que representa a integração, e também a busca pela cidadania no acompanhamento das atividades legislativas na condição de vereadores e vereadoras mirins, integrando-se a esse programa implementado pela Assembleia Legislativa de nosso Estado.
VINHETA TCE INFORMOU
Tempo: 04’19”
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies