Locutor: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), determinou a suspensão de uma licitação de sete milhões de reais da Prefeitura de Barra Velha.
A medida cautelar foi tomada pelo conselheiro substituto Gerson Sicca, após a constatação de possíveis irregularidades no edital do Pregão Eletrônico que previa a contratação de serviços gráficos e de comunicação visual.
De acordo com a análise técnica do Tribunal, foram encontradas duas falhas principais: falta de clareza na descrição do objeto e ausência de justificativas para as quantidades previstas. O relator ainda apontou como terceira irregularidade um possível sobrepreço em alguns itens da licitação.
Os serviços de plotagem, que representavam a maior parte do contrato, tiveram uma diferença expressiva entre o valor orçado e o contratado: de R$ 5,8 milhões caíram para R$ 1,4 milhão de reais, uma redução de 76%. O Tribunal considerou essa discrepância um forte indício de falhas na estimativa de preços.
Outro ponto levantado foi o uso de descrições genéricas, como “arte a definir”, em itens de alto valor, o que pode comprometer a execução do contrato e reduzir a competitividade do processo.
Além disso, o edital previa uma área de plotagem equivalente a mais de dois campos de futebol, sem qualquer justificativa técnica. Com base nesses indícios, o TCE/SC determinou a suspensão imediata do edital e proibiu novas contratações até uma decisão final.
A prefeitura e os responsáveis pela licitação têm 30 dias para apresentar suas justificativas ou corrigir as falhas apontadas.
Com informações do Tribunal de Contas de Santa Catarina, repórter....
VINHETA TCE INFORMOU
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies