VINHETA TCE INFORMA
Locutor: Municípios reduzem custos da previdência dos servidores após orientação do Tribunal de Contas.
Locutor: Uma orientação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), deve gerar uma economia de até três milhões de reais nos próximos anos para cinco municípios catarinenses. A medida envolve recursos destinados à aposentadoria de servidores públicos.
Uma análise técnica do TCE/SC identificou que prefeituras estavam investindo o dinheiro do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), em fundos de renda fixa com taxas de administração elevadas, de até 3%, mesmo havendo no mercado opções semelhantes, de baixo risco, com custos muito menores.
Os municípios de Campo Alegre, Otacílio Costa, Santo Amaro da Imperatriz, São Cristóvão do Sul e Navegantes já fizeram a mudança. No caso de Campo Alegre, por exemplo, apenas a diferença na taxa de administração poderia representar um ganho anual superior a R$ 150 mil reais.
Segundo o Tribunal, as altas taxas comprometiam a rentabilidade dos fundos, que ficava abaixo do índice de referência do mercado, o CDI. Ao todo, as cinco prefeituras resgataram mais de quinze milhões de reais desses investimentos e reaplicaram os valores em alternativas mais eficientes.
Para o TCE/SC, a atuação orientativa reforça a boa gestão dos recursos previdenciários e ajuda a proteger o dinheiro público no longo prazo.
VINHETA TCE INFORMOU
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies