menu

TCE/SC apresenta sua estratégia de governança e transformação digital durante evento em Brasília

sex, 15/08/2025 - 17:25
Banner horizontal com foto do assessor da Aget, Jairo Wensing, falando ao público durante apresentação no Enastic Controle 2025, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa. Ele está em pé, no palco. Ao fundo, no telão, é exibida a sua apresentação.

A evolução da jornada de modernização do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) foi objeto de apresentação no Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Instituições de Controle (Enastic Controle 2025). A abordagem foi feita pelo assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget) e CIO do TCE/SC, Jairo Wensing, nesta sexta-feira (15/8) de manhã, em Brasília.  

Na oportunidade, o assessor da Aget destacou que o processo de transformação digital foi iniciado em 2019, na presidência do conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e consolidado e aprimorado na atual gestão, conduzida pelo presidente Herneus João De Nadal. Salientou que, com visão estratégica, o TCE/SC estruturou uma governança robusta e adotou tecnologias exponenciais para fortalecer o controle externo e potencializar a entrega de valor público. 

Foto de Jairo Wensing, assessor da Aget do TCE/SC, falando ao microfone durante apresentação no Enastic Controle 2025. Ele está em pé, no palco. Atrás, no telão, é exibida a sua apresentação em slides. Entre as tecnologias utilizadas, Wensing citou o uso do data-driven (orientado por dados), do Big Data, da Inteligência Artificial (IA), de RPA — ou automação robótica de processos — e do Blockchain, para ampliar a capacidade de análise, automatizar processos complexos, antecipar riscos e dar mais tempestividade às ações de fiscalização. “Essa abordagem tem reduzido custos, aumentado a produtividade e potencializado o impacto social das fiscalizações”, afirmou, ao registrar o desenvolvimento do VigIA, com o uso de IA, para análise de editais de licitação.  

Para o assessor da Aget, a transformação digital no setor público exige mais do que tecnologia. “O avanço das tecnologias da informação exponenciais, como a IA, vai cada vez mais impactar a forma de atuação dos Tribunais de Contas. E a governança das tecnologias da informação é imprescindível, pois tecnologia sem governança é risco”, disse. “Tecnologia com governança é valor público”, enfatizou. 

Foto do assessor da Aget, Jairo Wensing.Diante disso, informou que a estrutura de governança da Corte de Contas catarinense é composta por comitês estratégicos, como o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), o Comitê Gestor de Segurança da Informação e Proteção de Dados (CGSIPD), o Comitê de Inovação (CITC) e a Vertical de Inteligência Artificial (VIA). Segundo ele, esses fóruns trabalham de forma integrada para assegurar que cada projeto tecnológico esteja ancorado em princípios de transparência, eficiência e efetividade. 

“Com essa estratégia contínua e de longo prazo, o TCE/SC consolida-se como um Tribunal da Governança Pública, unindo inovação tecnológica, inteligência de dados e governança sólida para entregar resultados concretos, promover a transparência e fortalecer a boa gestão pública em Santa Catarina”, ressaltou. 

 

O evento 

Organizado pelo J. Ex, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Controladoria-Geral da União (CGU), o evento reuniu ministros, gestores públicos e especialistas para discutir o papel da tecnologia na modernização do controle externo, de 13 a 15 de agosto, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques