O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), que define as ações e prioridades para a área até 31 de dezembro de 2026. A medida reforça o compromisso do TCE/SC com eficiência, modernização e transparência.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) — Portaria N. TC-53/2026 —, documento que orientará as ações, os investimentos e as prioridades da área de TIC até 31 de dezembro de 2026. A medida reforça o compromisso da Instituição com a eficiência administrativa, a modernização tecnológica e a transparência na gestão pública.
Trata-se de um instrumento tático que transforma a estratégia em execução, assegurando que as iniciativas de TIC estejam conectadas ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e alinhadas ao Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic). Essa lógica de “cascata” garante coerência entre os níveis de planejamento e contribui para que cada projeto e ação tenha nexo claro com os objetivos estratégicos e com os resultados institucionais.
“O PDTIC orienta o uso racional dos recursos, garantindo que todas as ações e os projetos de TIC estejam voltados para o alcance dos objetivos institucionais e para a construção de um ambiente de governança pública que valorize a participação, a transparência e a confiança social”, enfatizou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus João De Nadal, na apresentação.
O Plano Diretor será revisado e avaliado a cada quadrimestre ao longo de sua vigência, permitindo ajustes tempestivos para assegurar aderência às necessidades institucionais e ao contexto tecnológico e normativo. Está publicado no Portal do Tribunal. O acesso é pelo menu superior, no item Comunicação - Publicações do TCE/SC - Outras Publicações. Também está disponível na edição do Diário Oficial Eletrônico de 10 de fevereiro. “A publicidade do PDTIC reforça o compromisso do Tribunal com a transparência e a governança, permitindo que cidadãos, fornecedores e demais partes interessadas compreendam a direção estratégica da TIC na Instituição”, destaca o documento.
Como medida adicional de transparência e de padronização do relacionamento com o mercado, o TCE/SC passou a disponibilizar o Portal “Fornecedores TIC”, reunindo, em um único ambiente, o Petic e o PDTIC, a portaria que trata do fluxo de demandas, além do canal oficial de comunicação com fornecedores de TIC. A iniciativa está alinhada com as diretrizes de interação com fornecedores previstas em normativo interno, incluindo a manutenção de canal oficial com documentos de planejamento e orientações.
Para o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), Jairo Wensing, que atua como liderança executiva de TI, a publicização do PDTIC e a consolidação do portal representam um avanço relevante de governança. “Ao disponibilizar o PDTIC e os instrumentos de fluxo de demandas em um ambiente único e acessível, o Tribunal fortalece a transparência, aumenta a previsibilidade para as unidades internas e para o mercado e qualifica o diálogo institucional com fornecedores”, salientou, ao ressaltar que “isso contribui para contratações mais bem planejadas, aderentes ao Petic e ao PEI, e para a entrega de soluções digitais com mais valor público e mais confiança”.
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies