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TCE/SC capacita servidores para oratória

ter, 10/05/2011 - 00:00

     O Tribunal de Contas de Santa Catarina promove, entre os dias 16 e 20 de maio, mais um curso de capacitação para os servidores, desta vez voltado à oratória. A atividade, que tem carga horária de 20 horas, será realizada no auditório da Escola Fazendária, na Capital, das 8h às 12h.
     Ao todo, serão 30 vagas destinadas a servidores dos gabinetes de conselheiros e auditores, das diretorias técnicas (DLC, DAE, DAP, DCE e DMU), da COG e do ICON.      As inscrições deverão ser feitas até esta sexta-feira (13/5), diretamente pelos servidores no Sistema Integrado de Administração Pública (SIAP – Capacitação – Inscrições) e, posteriormente, aprovadas pelo Diretor.
     Segundo o ICON, o objetivo do curso é capacitar servidores que participarão ou que poderão participar de eventos na condição de instrutores ou palestrantes — como no XIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal — e que precisam dominar a técnica da oratória, visando garantir a uniformização das apresentações (Quadros 1 e 2).
     O treinamento será ministrado pelo professor Silvio Luzardo de Almeida Mello, graduado em Direito (CEUB-DF), pós-graduado em Psicopedagogia (UFRJ-CEP), facilitador de Qualidade Total pelo Sebrae/SC, jornalista, escritor, professor de Comunicação no Senac/SC e palestrante na área de comunicação, qualidade no atendimento e formação de ouvidores.

Serviço
:
O quê: Curso de Oratória
Público-alvo: servidores dos gabinetes de conselheiros e auditores, da DLC, da DAE, da DAP, da DCE, da DMU, COG e ICON
Quando: 16 a 20/5
Horário: das 8h às 12h
Onde: Auditório da Escola Fazendária, Rua Tenente Silveira, nº 225, 9º andar, Edifício Hércules, Florianópolis.

Quadro 1: Habilidades desenvolvidas no curso
Falar com naturalidade e eficiência (como controlar o nervosismo, superar a timidez, a inibição e adquirir a autoconfiança).
Falar sem medo (considerações sobre o medo e a sua importância para o indivíduo).
Falar com desenvoltura (como se obtém a desenvoltura verbal e corporal).
Falar diante do público em qualquer situação: apresentação de projetos, direção de reuniões, entrevistas de emprego, na televisão e no rádio, como se comunicar diante das pessoas, com ênfase para percepção e feedback, utilizando ou não recursos.
Falar sem vícios de linguagem e de postura (cuidados com pronúncia, lapsos de memória e repetência de palavras).
Falar de forma adequada para cada público (adequação e flexibilidade), utilizando o linguajar adequado.
Argumentar com coerência e consistência (como usar as técnicas de argumentação adequadas).
Estimular o relacionamento interpessoal (como ampliar sua rede de amigos utilizando habilidades de tratamento contínuas).
Utilizar os recursos audiovisuais (telefone, microfone, tribuna) com ênfase para o multimídia, se for o caso.

Quadro 2: Conteúdo programático
Definição de “comunicação” e “oratória”
Oratória “das antigas” e oratória contemporânea: a comparação
Os quatro pilares da comunicação em público
O verbal, o não verbal, a escrita e o emocional da oratória
As quatro fases da fala em público: ênfase na conclusão
Os tipos de falas em público
A postura e a respiração: técnicas, habilidades e equilíbrio
A voz e a expressão corporal: influência determinante
A memória e o vocabulário: desenvoltura e confiança; persuasão
Os oito passos de uma apresentação técnica de coordenação
Os vícios de linguagem: identificação e monitoramento
Teoria de Aristóteles e Lasswell: a adequação da fala ao público
A fala de improviso: como reagir e organizar o pensamento
Controle do tempo: a fala “contra o relógio”
O emprego dos recursos audiovisuais: oportunidade e aplicação
Apresentação a partir da mídia eletrônica (power point): cuidados
Direcionando o público para a participação no debate
Apresentação de projetos, clientes, questionamentos, argumentação

 

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