menu

TCE/SC é convidado a conhecer ferramenta que aumenta acessibilidade digital

ter, 04/10/2016 - 12:58
Suíte VLibras

O Tribunal de Contas de Santa Catarina vai conhecer a Suíte VLibras, utilizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para ampliar o acesso a conteúdos disponibilizados na Internet por pessoas com deficiência auditiva. Trata-se de uma solução livre, em código aberto e com custo zero, que consiste em um tradutor automático de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme mencionado em ofício encaminhado ao presidente do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst, pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério. 

De acordo com o secretário da STI, Marcelo Daniel Pagotti, a Suíte, disponível no Portal do Software Público Brasileiro (http://sotwarepublico.gov.br/social/suite-vlibras) e no hotsite do VLibras (http://www.vlibras.gov.br), conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web 2016. Ele destacou que a solução já está sendo utilizada por diversos órgãos da administração pública, como a Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional da Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

Pagotti informou que a Suíte VLibras é composta pelas VLibras-Plugin, VLibras-Desktop, VLibras-Video e WikiLibras, que possibilitam ao usuário com deficiência auditiva, ao usar computadores, dispositivos móveis e plataformas web, traduzir textos e vídeos para Libras. Explicou que os conteúdos em Libras são gerados a partir da tradução automática de textos, legendas ou áudio em língua portuguesa e são representados por um agente animado virtual 3D (avatar-3D). Além disso, adiantou que novas ferramentas podem ser criadas ou modificadas, pois todas são de domínio público.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques