“Essa obra é muito importante para os três Poderes, para a cidade, e para Santa Catarina”, destacou o vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro José Nei Ascari, ao participar, nesta quinta-feira (6/3), na Assembleia Legislativa, de reunião em que foi apresentado, aos chefes dos três Poderes, o projeto básico de arquitetura e o cronograma para a revitalização da Praça Tancredo Neves, no centro de Florianópolis. “Essa Praça, assim que concluída, servirá como um ponto de convergência e integração da população catarinense que circula aqui”, concluiu o conselheiro. A revitalização da Praça é uma iniciativa do TCE/SC, do Tribunal de Justiça (TJSC), da Assembleia Legislativa (Alesc) e da Prefeitura de Florianópolis.
O prefeito da Capital, Topázio Neto, ressaltou que obra está alinhada com o que a Prefeitura pensa sobre a ocupação da área central de Florianópolis. “Com um equipamento urbano como esse [a Praça revitalizada], poderemos ocupar a área tanto durante a semana quanto nos finais de semana”, frisou. O prefeito apontou também que essa obra é integrada a um projeto de resgate de todo o centro histórico, de forma a criar um espaço de convivência das pessoas na região.
O desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça, falou sobre a importância da obra para a instituição. “Nós, do Poder Judiciário, temos a compreensão de que é necessária a revitalização desses espaços no centro da cidade”, disse.
“O entendimento dos três Poderes é uma demonstração de união em favor das coisas que interessam verdadeiramente a Florianópolis e a toda Santa Catarina”, salientou o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia.
Os secretários de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, e o de Infraestrutura e Manutenção do Município de Florianópolis, Rafael Hahne, explicaram em qual fase está o projeto para a realização da reforma da Praça. Segundo a apresentação de ambos, se todas as próximas etapas forem cumpridas sem contratempos, as obras deverão iniciar em janeiro de 2026. A previsão para a conclusão é de 18 meses (final de 2027), com um custo de aproximadamente R$ 45 milhões.
O projeto busca integrar áreas verdes e espaços mais abertos, de forma a contemplar eventos, memórias e lazer. A praça irá contar com um anfiteatro coberto, praça cívica, bar/restaurante/café, banheiro público e vestiário. Os dois pisos destinados aos estacionamentos conterão 477 vagas para carros, 15 para veículos de pessoas com deficiência, 69 para motos e 120 para bicicletas. “Estamos trabalhando com o conceito ‘Praça Tancredo Neves – uma praça para todos’”, resumiu o secretário Mittmann.
Em janeiro de 2023, os representantes dos três Poderes e da Prefeitura da Capital assinaram o protocolo de intenções para a realização da obra, que será custeada com recursos financeiros contingenciados pelos três órgãos. A execução ficará a cargo da Prefeitura da Capital. “Entregar para a Capital catarinense um equipamento público multiuso que trará para a região uma efervescência cultural, um espaço de convivência e um fomento ao turismo.” Esses foram os benefícios salientados na ocasião pelo então presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.
Crédito das fotos: Maurício Vieira (Acom- TCE/SC)
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: @TribContasSC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: @tcesc
Flickr: www.flickr.com/tce_sc
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies