“A capacitação dos nossos servidores é um compromisso do Tribunal de Contas de Santa Catarina [TCE/SC], e a comunicação é uma área estratégica da Instituição. Buscamos o aprimoramento constante e entendemos que eventos como o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas [III CNCTC] proporcionam reflexões fundamentais para que o TCE/SC ‘converse’ com o cidadão de forma cada vez mais eficaz e o aproxime do nosso Tribunal”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal.
Com o tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”, o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas aconteceu de 6 a 8 de agosto, no Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.
O diretor da Assessoria de Comunicação Social (Acom), João Cavallazzi, ressaltou a relevância do evento para os profissionais que atuam na área. “O Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas, evento que iniciou em Florianópolis, em 2023, é um importante espaço de integração e troca de experiências, fundamental para o aprimoramento da interlocução do Sistema Tribunais de Contas com a sociedade”, disse.
O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e com patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Águas do Rio, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e da Multiplan.
O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, ressaltou a expressiva adesão ao evento, que “atesta o sucesso e a relevância ímpar deste congresso para o Sistema Tribunais de Contas e o reconhecimento do trabalho de comunicação promovido pela Atricon”. Segundo ele, “vivemos uma era em que a comunicação pública enfrenta o desafio de manter sua relevância e credibilidade em um ambiente virtual saturado por desinformação. Não basta comunicar — é preciso conectar, traduzir o interesse público em uma linguagem simples, acessível, empática e verdadeiramente cidadã”.
Um dos anfitriões do encontro, o presidente do TCE-RJ, conselheiro Márcio Henrique Cruz Pacheco, reforçou a necessidade de comunicar com transparência: “Precisamos prestar contas do que estamos fazendo”, afirmou.
O presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Luiz Antonio Guaraná, destacou a importância da diversidade de visões no sistema de controle e defendeu maior confiança social nas instituições: “O consensualismo tem levado a melhores resultados. Que a sociedade confie mais na gente e que possamos produzir mais.”
A programação apresentou temas como o papel estratégico da comunicação pública; o relacionamento dos Tribunais de Contas com os veículos de comunicação; os desafios e as possibilidades do uso da Inteligência Artificial na comunicação pública; o uso da linguagem simples e acessível; o papel estratégico da comunicação interna; e o combate à desinformação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Atricon
Foto: Douglas dos Santos (Acom- TCE/SC)
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: @TribContasSC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: @tcesc
Flickr: www.flickr.com/tce_sc
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies