menu

TCE/SC promove sensibilização sobre “Gestão por Competências”

seg, 29/08/2016 - 14:02
Palestra com integrantes do Ministério Público do Estado (MPSC)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina está em fase de estudos para a implementação de um programa sobre “Gestão por Competências” na instituição (Saiba mais 1). Para dar início à sensibilização do público interno, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) trouxe integrantes do Ministério Público do Estado (MPSC) para falar sobre a experiência com o desenvolvimento e a implantação da iniciativa naquele órgão. Participaram do ato, no dia 25 de agosto, o vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, chefes de gabinetes e assessores da Presidência, de conselheiros e auditores substitutos de conselheiros, diretores e coordenadores.

Na oportunidade, a coordenadora de Recursos Humanos, Emanuella Koerich Zappelini, e o gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Andreas Jumes, ambos do MPSC, falaram dos principais resultados obtidos com o programa, implantado há dois anos (Saiba mais 2). Jumes citou a confecção anual das Agendas de Desenvolvimento Individual, que, segundo ele, vem gerando relevante e atualizado rol de informações para o planejamento de cursos. Processos de relotação de servidores — a partir da análise de competências elencadas — e o aprimoramento da cultura de feedback na instituição também foram destacados.

Em sua manifestação, a diretora da DGP, Kátia Albino Goulart Heizen, salientou a importância da construção da proposta para definição de um modelo de atuação administrativa mais eficiente, mas ressaltou a importância do apoio e da colaboração do público interno. Lembrou que o desenvolvimento de competências pessoais, técnicas e gerencias é um dos objetivos estratégicos na dimensão “Aprendizado e Crescimento” do Planejamento Estratégico 2013/2016.

 Segundo ela, a DGP está elaborando proposta do edital para contratação de consultoria sobre o tema, que deverá ser amplamente discutida com os integrantes do Corpo Deliberativo, conforme comentou o chefe de Gabinete da Presidência, Fábio Batista.

De acordo com levantamento feito pela DGP junto aos tribunais de contas do Brasil, dos 15 que responderam, sete não possuem um programa sobre “Gestão por Competências”, sete possuem e, em um, está em desenvolvimento (Saiba mais 3).

 

Normatização

O modelo de gestão por competências está entre os princípios definidos na Política de Gestão de Pessoas no TCE/SC. Instituída pela Resolução n. TC.52/2011, a política tem como objetivo estimular a integração, a harmonia e o desenvolvimento dos profissionais em um ambiente apropriado para obtenção de resultados efetivos que aprimorem a gestão pública.

A necessidade da implementação de projeto de gestão por competência no TCE/SC também foi citado no relatório final do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), de agosto de 2015. O trabalho, desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), abrangeu 27 indicadores sobre a qualidade e agilidade no âmbito dos TCs.

Na opinião da comissão designada pelo presidente Luiz Roberto Herbst, para o desenvolvimento do MMD-TC no TCE/SC, e coordenada pelo conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, as pessoas são indispensáveis ao funcionamento de qualquer organização. “Se constituem no seu principal capital”, enfatizam os integrantes. Para eles, a estrutura, por mais moderna e aparelhada que seja, não é suficiente para a organização alcançar as suas finalidades, “se não houver o envolvimento de pessoas, devidamente preparadas e motivadas”.

Eles defenderam, ainda, a existência de política de gestão de pessoas que  contemple recrutamento, lotação e movimentação interna de servidores, processo de liderança e de avaliação de desempenho por competência, plano de cargos, carreiras e salários, e políticas de saúde e qualidade de vida no trabalho, visando o pleno desenvolvimento e valorização das pessoas”.

 

Saiba mais 1: Conceitos sobre Competência

- Agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado. Parry (1996)

 

- Combinação de conhecimentos, de saber-fazer, de experiências e comportamentos que se exercem em um contexto preciso. É constatada quando de sua utilização em situação profissional a partir da qual é passível de avaliação. Compete à empresa identificá-la, avaliá-la e fazê-la evoluir. Zarifian (2001)

Fonte: Adaptado de Dalmau (2008 apud DALMAU; TOSTA, 2009, p. 23).

 

Saiba mais 2: Currículos

- Emanuella Koerich Zappelini, trabalha no Ministério Público de Santa Catarina há 7 anos. Foi Gerente de Desenvolvimento de Pessoas e, atualmente, atua como Coordenadora de Recursos Humanos. Participou do projeto de concepção e implantação de Gestão por Competências. Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag), possui Especialização em Gestão Pública, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e MBA em Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas.

 

- Andreas Jumes é gerente de Desenvolvimento de Pessoa do MPSC. Participou do projeto de concepção e implantação de Gestão por Competências, inclusive, no desenvolvimento de software específico. Atuou no mapeamento de processos das Promotorias de Justiça e implantou o projeto-piloto de Teletrabalho.
Graduação em Administração, com habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Pós-Graduação em Controle Público, pelo TCE/SC (2016) e em Gestão Empresarial, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2001).

 

 Saiba mais 3: Gestão por competências em TCs

Tribunal

Situação

TCE-AL

Não tem.

TCE-AM

Tem e está em processo de revisão.

TCE-CE

Tem e está aprimorando. Estão mapeando todas as competências para desenvolvimento do sistema.

TCE-PA

Não tem.

TCE-PB

Não tem.

TCE-PE

Não tem.

TCE-PR

Tem.

TCE-RJ

Desenvolveram modelo de mapeamento e avaliação de desempenho por competências. A normatização está em vias de aprovação. Possuem sistema desenvolvido internamente. Próximo passo é a implantação do programa de trilhas de aprendizagem por competências.

TCE-RS

Tem e estão revisando os perfis. Irão desenvolver novo sistema de avaliação de desempenho por competências.

TCE-SP

Não tem.

TCM-CE

Não tem. Mas contrataram empresa Dale Carnegie para levantamento dos gaps e construção do programa.

TCM-GO

Em desenvolvimento, sem consultoria. Desenvolverão sistema próprio.

TCM-RJ

Tem e sistema foi desenvolvido internamente.

TCM-SP

Não tem.

TCE - RO

Tem. Contratada Consultoria Dom Cabral.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques