O Tribunal de Contas da União disponibilizou no seu Portal na Internet (http://portal2.tcu.gov.br/TCU) uma pesquisa para conhecer a opinião da sociedade —especialistas e cidadãos— sobre a probabilidade da ocorrência de eventos capazes de impactar a atuação do TCU, nos próximos 12 anos. O objetivo é auxiliar a elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal (PET) para os próximos cinco anos.
Os interessados em participar da pesquisa podem responder as questões através do próprio Portal do TCU, basta acessar a chamada “Ajude a construir o TCU do futuro”, no espaço “Destaques”, na página inicial do Portal (veja quadro). São 11 perguntas sobre temas como participação da sociedade no controle do gasto público, crescimento da participação privada na prestação de serviços público, manutenção das competências do TCU, crescimento do PIB, governo eletrônico no Brasil, alcance de metas para a educação, redução da carga tributária, planejamento ambiental e corrupção no Brasil. Assuntos que foram definidos em workshop que reuniu representantes de diversas áreas do Tribunal de Contas da União.
É com base nessas prováveis situações futuras que serão definidas novas diretrizes para o TCU. Para tanto, os resultados da pesquisa serão analisados, cruzados e submetidos a simulações matemáticas, para depois serem definidos os cenários prospectivos.
Segundo informa Maria José Mourão, coordenadora nacional do grupo temático de planejamento do Promoex —Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros— “os resultados da pesquisa serão compartilhados com todos os órgãos de controle e auxiliarão na formulação do planejamento das ações de controle das respectivas instituições”.
Maria José, que é também servidora do TCE de Minas Gerais, lembra que a pesquisa ainda pode ser respondida esta semana por qualquer cidadão interessado. ”Trata-se, também, de uma ótima oportunidade, tanto para participarmos da discussão desse assunto, como para, ao responder às questões, fazermos uma reflexão sobre os temas”, reitera.
Metodologia
A pesquisa, a exemplo do processo de reformulação do PET do Tribunal de Contas da União, segue o método Grumbach, que se fundamenta em um conceito de planejamento estratégico com visão de futuro baseada em cenários prospectivos. O método compreende não apenas a implementação de um plano estratégico, mas também o monitoramento de indicadores e cenários. Além de utilizar as ferramentas de planejamento estratégico tradicionais, ele agrega a metodologia de cenários prospectivos, o que permite uma gestão estratégica de médio e longo prazos.
O método inclui, ainda, uma análise da postura estratégica dos atores face aos cenários alternativos identificados como possíveis. O propósito dessa análise é identificar parcerias estratégicas que permitam passar de uma postura pré-ativa, para uma postura pró-ativa em direção a construção de um futuro melhor.
Com informações do Portal do TCU.
Sobre a pesquisa:
1. A pesquisa pode ser respondida por qualquer cidadão ;
2. Acesse ao Portal do TCU (http://portal2.tcu.gov.br/TCU), selecione a pesquisa — “Ajude a construir o TCU do futuro”— em "Destaques", na página principal;
3. Será solicitado o cadastramento do seu e-mail, para a emissão de senha específica que será remetida para o seu endereço de e-mail);
4. Quando receber a senha, você poderá, então, responder à pesquisa.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies