menu

Seminário virtual do TCE/SC vai discutir o papel das Ouvidorias como ferramenta de participação social

Submitted by admin on qua, 09/06/2021 - 13:45

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR: Está programado para esta quinta-feira, dia 10, o Seminário Controle Social e Ouvidoria – a Ouvidoria como ferramenta de participação social. Organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), o evento é voltado para gestores municipais, conselheiros municipais, servidores públicos, controladores internos e sociedade em geral.

A proposta, segundo a organização do seminário, é mostrar, com linguagem simples, como o cidadão pode exercer o seu direito de se manifestar e de participar da vida pública, e que a não participação social pode gerar impactos negativos para a sociedade.

A palestra será do Ouvidor do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), Patrick Machado, com mediação do Coordenador Técnico da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Paulo César Salum.

Entre os temas abordados, estão o controle social e o seu contexto jurídico, e a participação social como direito constitucional. As formas de participação do cidadão para o controle social por meio das ouvidorias e portais de transparência, também serão apresentadas.

Paulo Salum diz que o seminário buscará instigar e demonstrar que as mais diversas manifestações da sociedade servem para fomentar uma fiscalização mais direcionada, considerando que o cidadão alcança e visualiza situações de modo preventivo.

O Coordenador Técnico da Ouvidoria do TCE/SC também ressalta que o apoio dos gestores para o aprimoramento das ouvidorias municipais é fundamental para uma participação mais efetiva da sociedade na gestão das administrações públicas.

O seminário será transmitido pelo canal do Tribunal de Contas no YouTube, das 14h às 16h de quinta-feira. Para participar não é necessário fazer inscrição.

TCE INFORMOU

Tempo: 02’08”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques