menu

Membros do Tribunal de Contas de Angola conhecem a estrutura, as atribuições e os projetos do TCE/SC

sex, 08/11/2024 - 08:49
Foto da sala onde ocorreu a reunião. Ao fundo, o diretor Sidney Tavares faz a apresentação diante de um monitor de televisão. À frente, a mesa de reuniões onde estão sentados os demais diretores do TCE/SC, de um lado, e os integrantes do TC de Angola, do outro.

Diretores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) fizeram, na manhã desta quinta-feira (7/11), uma apresentação sobre a estrutura, as atribuições as ações e os projetos desenvolvidos pela Instituição para os representantes do Tribunal de Contas de Angola que estão visitando a Corte catarinense. A reunião foi acompanhada à distância, de forma on-line, por outros integrantes do TC angolano, que puderam interagir com perguntas durante as exposições. 

 O diretor-geral de Controle Externo do TCE/SC, Sidney Antonio Tavares Junior, mostrou para o juiz-conselheiro Sebastião Gunza, para as juízas-conselheiras Elisa Rangel Nunes e Arlete Maria Bolonhes da Conceição e demais membros do TC de Angola a estrutura do Tribunal, indicando as atribuições das diretorias técnicas atualmente existentes, e o trabalho efetuado por meio das relatorias temáticas.  

Destacou que o TCE/SC, nos últimos anos, vem buscando atuar como um tribunal da governança pública, por meio do diálogo e da orientação. E discorreu sobre as novas ferramentas de fiscalização, como o laboratório de obras, o painel de oportunidades, o e-Sfinge, o VigIA e o Farol TCE.  

A diretora de Contas de Governo, Gissele Souza de Franceschi Nunes, abordou os aspectos relacionados à apreciação das contas prestadas tanto pelo governador quanto pelos prefeitos, detalhando, passo a passo, todos os prazos e procedimentos realizados, desde a entrega dos balanços gerais até a emissão do parecer pelo Tribunal Pleno em sessão extraordinária especialmente convocada.  

Por fim, o diretor de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto, falou sobre as atividades desempenhadas por sua unidade, destacando como o TCE/SC recebe os dados encaminhados pelo Estado e pelos municípios, por meio dos sistemas eletrônicos, como eles são processados internamente para a formação da prestação de contas dos gestores. Comentou sobre os controles aplicados sobre esses dados e como o TCE/SC os utiliza.   

Zanatto também ressaltou a auditoria concomitante e a fiscalização remota, regulamentadas pela Instrução Normativa N. 34/2024, e mostrou os diversos painéis existentes no Farol TCE.   

Acompanharam as apresentações a chefe de Gabinete da Presidência, Juliana Francisconi Cardoso; o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação, Jairo Wensing; e o diretor de Tecnologia da Informação, Rafael Queiroz Gonçalves. 

 

Acompanhe o TCE/SC 

www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 

Twitter: @TCE_SC 

YouTube: Tribunal de Contas SC 

Instagram: @tce_sc 

WhatsApp: (48) 98809-3511 

Facebook: TribunalDeContasSC 

Spotify: Isso é da sua conta 

TikTok: @tce_sc 

Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques