menu

TCE, MP/SC e CGU reúnem estudantes no Dia Internacional de Combate à Corrupção

ter, 08/12/2009 - 17:18

     O Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado, juntamente com a Controladoria-Geral da União, pretendem reunir, nesta quarta-feira (09/12), na Capital, centenas de estudantes numa mobilização pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção. A programação do evento prevê a realização de uma passeata, com início às 14 horas, saindo do Largo da Alfândega e encerrando o percurso em frente à Assembléia Legislativa. A mobilização é uma das ações da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, iniciativa do MP/SC, com o apoio do TCE/SC e que, a partir de 2008, alcançou âmbito nacional com a parceria de várias instituições públicas e da sociedade civil (Saiba Mais 1).
     Na sede da Alesc vão ser realizadas outras atividades. Serão anunciados os três melhores trabalhos do concurso de faixas sobre o tema “combate à corrupção”, envolvendo escolas públicas e privadas. A atividade foi uma das realizadas na mobilização do mês de março (Saiba Mais 2). Outro concurso – “Promotor Mirim” – será realizado entre os estudantes, que devem elaborar um discurso sobre a mesma temática. Os três primeiros colocados apresentarão seus trabalhos.
     O evento contará ainda com a presença de três atores da Rede Globo – Nathalia Dill, Thiago Fragoso e Rafael Almeida. Rafael, inclusive, participou do evento de março, junto com o ator Milton Gonçalves.
     Além de ser um dos parceiros da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, o TCE colaborou com a confecção de 2 mil camisetas especialmente para o evento, a serem distribuídas para os participantes. O Instituto Rui Barbosa – associação civil de estudos dos tribunais de contas -, presidido pelo conselheiro do TCE catarinense Salomão Ribas Junior, também está apoiando o evento com a impressão e distribuição de uma cartilha com uma história em quadrinhos protagonizada pelo personagem símbolo da campanha – o boneco Zé Moral. A história, que tem como público-alvo crianças e adolescentes, mostra que a corrupção aparece em pequenas atitudes do dia-a-dia, como furar uma fila, fraudar a nota de uma prova da escola ou não devolver um troco recebido a mais.

Saiba Mais 1
A parceria entre o MP/SC e o TCE/SC teve início em 2003, quando foi realizada a “1ª Mobilização Regional pela Transparência – Mais Justiça Social, Menos Corrupção”, em Chapecó. A programação, que culminou com uma passeata de estudantes em defesa da transparência e reuniu mais de 2 mil pessoas, teve a participação do então presidente do TCE/SC, Salomão Ribas Junior, e de outros representantes do Órgão.
De lá para cá, a campanha cresceu e se consolidou. De mobilização local, a iniciativa passou a ter âmbito estadual, com o lançamento oficial da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, em 2004, também na cidade de Chapecó. Em 2008, a campanha passou a ser nacional.

Saiba Mais 2
Cerca de 1.500 crianças e adolescentes vestiram a camisa da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, no evento realizado na tarde do dia 27/03, no trapiche da Beira Mar Norte, em Florianópolis. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado, em conjunto com a Controladoria-Geral da União e a Associação Catarinense do Ministério Público, com o apoio de diversas entidades e empresas. Marcado inicialmente para o dia 09/12/08 (Dia Internacional Contra a Corrupção), a mobilização foi transferida para o dia 27/03 em função das fortes chuvas que atingiram o Estado em novembro daquele ano.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques