menu

Seminário no TCE/SC esclarece sobre investimentos dos regimes próprios de previdência social dos municípios

sex, 18/11/2016 - 18:06
seminário

Uma gestão do sistema previdenciário mais austera. Esta foi a tônica da apresentação sobre Gestão de Investimentos dos regimes próprios de previdência social, feita pelo diretor de Gestão de Recursos Previdenciários do Iprev, Marcelo Panosso Mendonça, durante o “I Seminário Catarinense de Gestão e Controle de Regimes Próprios de Previdência Municipais (RPPS)”, realizado nos dias 17 e 18, na sede do TCE/SC, em Florianópolis.

Em Santa Catarina, 69 municípios já criaram o regime próprio de previdência, cuja realidade se assemelha à situação da previdência da União e dos Estados. Um dos problemas identificados pelo Tribunal é a falta de uma política de investimentos. Segundo Panosso, é essencial que o gestor do RPPS tenha clareza sobre o que fundamenta a política, que vai nortear e permitir a decisão de aplicação.

Na palestra, Mendonça falou sobre opções de investimentos, enquadramento nas resoluções do Conselho Monetário Nacional e Normas do Banco Central, custos de investimentos, otimização dos recursos financeiros, contabilização dos ativos, abordagens macroeconômicas, comitês de investimentos e o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

O evento destinou-se a capacitar pessoas para uma administração mais profissional dos RPPS, por meio de palestras sobre organização e gestão dos regimes municipais, gestão de investimentos das reservas garantidoras, regras para concessão de aposentadorias e pensões. 

O Seminário contou com a presença de 231 participantes, entre prefeitos, secretários de Administração e Finanças, controladores internos, gestores do regime, vereadores e conselheiros do regime. A capacitação teve a coordenação do Instituto de Contas e da Diretoria de Controle dos Municípios do TCE/SC e integra o Programa de Interação com a Sociedade. A ação foi desenvolvida no âmbito da ação Cidadania Ativa, que busca ampliar as oportunidades de integração entre os controles externo, exercido pelo Tribunal, e social, realizado individual ou coletivamente, pelos cidadãos.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques