menu

TCE/SC participa de reunião do Consórcio para compra da Sputnik V

Submitted by admin on seg, 12/04/2021 - 18:29

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: O conselheiro Luiz Eduardo Cherem representou o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) na primeira reunião virtual entre o Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras - o Conectar, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF). O encontro virtual foi na sexta-feira, dia 9, e contou também com a participação do diretor de Contas de Gestão (DGE), Sidney Antônio Tavares Júnior, e o diretor de Informações Estratégicas (DIE), Nilsom Zanatto.

O Fundo Soberano Russo coordena o desenvolvimento da vacina Sputnik V, que está sendo negociada junto ao Consórcio Conectar, presidido pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. O consórcio reúne até agora 1.938 prefeituras para a compra de vacinas contra o coronavírus.

O Tribunal de Contas foi convidado diante da atuação da Instituição nas ações que envolvem o combate à Covid-19 em Santa Catarina. O conselheiro Luiz Eduardo Cherem, que coordena a relatoria temática que abrange os atos das prefeituras e do Governo do Estado relacionados à pandemia, classificou como importante a participação na reunião para conhecer os procedimentos que envolvem essa compra internacional. Lembrou que ação semelhante está ocorrendo em Santa Catarina, via Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no entanto, com desencontros de informações.

Durante a reunião com integrantes do Fundo, entre eles Vladimir Primak, da Rússia, e Alexandre Fernandes, representante no Brasil, os membros do Consórcio Conectar mencionaram que a compra da Sputnik V está em fase de negociação com o Fundo Soberano Russo. Ação semelhante está sendo adotada pelo Governo Federal e o Consórcio de Governadores do Nordeste.

Para os representantes do TCE/SC, ficou claro que o Fundo Soberano Russo é o único representante da Sputnik e que a relação é apenas com governos, impossibilitando no momento, a negociação com a iniciativa privada. No Brasil, as tratativas podem ser feitas com o representante Alexandre Fernandes. Segundo ele, o preço do imunizante é tabelado e cabe aos governos arcar com os custos de importação e transporte.

O diretor de Contas de Gestão (DGE), Sidney Tavares Júnior, destacou que, como o Consórcio Conectar é presidido pelo prefeito de Florianópolis, o Tribunal de Contas fará o acompanhamento da negociação da compra das vacinas, bem como dos recursos geridos pelo consórcio, nos termos da legislação. 

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’36”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques